Segundo a Oxfan 1% da população detém renda equivalente a 99% da riqueza do resto. Isso é extremamente prejudicial para a sociedade, em virtude que grande parte do montante mundial está entesourado nas mãos de uma pequena parcela, o que impossibilita a circulação desse capital, ocasionando o enriquecimento dos mais ricos, logo o empobrecimento dos mais pobres. Tal disparidade é mais visível principalmente em países subdesenvolvidos, como o Brasil, comprovado por sua posição no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), ocupando a posição 79°, o que se contrapõe a sua colocação em relação ao seu Produto Interno o Bruto (PIB) sendo o 12° maior do mundo conforme Austin Rating, demonstrando sua ineficiência na divisão da receita do país.
Vale ressaltar que uma das razões da desigualdade social, é o fato do "status social" tese defendida pelo sociólogo Max Weber. Retrata que o indivíduo com "maior ou melhor status social" está posto na sociedade com um certo grau de superioridade, fazendo com que os cidadãos mais desfavorecidos vivam cada vez mais à margem da sociedade, em condições precárias, sem alimento, higiene, saneamento básico, sem luz etc.. Uma realidade bem distinta em comparação a elite social.
Considerando os aspectos apresentados, a desigualdade social é algo sério, que aumenta cada vez mais. É fundamental a implementação de medidas para combater a desigualdade social, como o investimento em educação e capacitação profissional, proporcionando uma ascensão nos parâmetros sociais, uma vez que com uma população mais capacitada, haverá um acréscimo no poder aquisitivo, no status social, etc. Portanto, fica evidente que o mundo necessita de uma mudança radical, visto que enquanto alguns vivem uma vida luxuosa, outros morrem de fome.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada