O participante do BBB 21, Fiuk, que sofre de TDAH foi, por diversas vezes, ridícularizado e humilhado na plataforma social, Twitter. O mesmo ficou nos trending topics por diversas vezes sendo reiteradamente diminuido pelas contrariedades que apresentava, especialmente nas provas do programa. O TDAH é um transtorno de déficit de atenção com Hiperatividade, suas causas são genéticas, e na maioria dos casos ele aparece na infância e acompanha o indivíduo por toda a sua vida. Essa condição caracteriza-se por sintomas de desatenção, além de impulsividade ou hiperatividade. Como o participante mesmo disse, ele sofreu com a condição do TDAH desde que era mais novo, teve dificuldades na escola e também foi desentendido por aqueles que o deviam apoiar.
Os maiores problemas da falta da crédudilidade das pessoas em torno dessas enfermidades, são a desinformação e os julgamentos, passados de geração à geração. Podemos observar que a nossa sociedade mesmo tão evoluída em diversos aspectos ainda tem, em suma, o mesmo pensamento do século XIX, quando se criou o primeiro hospício brasileiro, chamado "Palácio dos loucos". Sabemos que os danos da segregação à sociedade são muitos. Tais como: ansiedade, depressão, angústia. Por outro lado, para os portadores da doença, também há o medo do julgamento, de ser posto de lado, ou de ser prejudicado.
Diante de tudo isso, compreendemos que a melhor forma de reverter esse cenário é fornecendo mais informações e educação em trono das tão temidas doenças mentais. Os órgãos públicos tem de usar os meios de comunicação para transmitir conhecimento, seja por palestras, textos, ou experiências reais, ainda mais nesse momento de pandemia que estamos vivendo, onde a incerteza do amanhã vem adoecendo vários dos nossos. Além disso é necessário transmitir um ensinamento presente no livro O Extraordinário, que nós diz pra sermos gentis pois nunca somos capazes de perceber exatamente pelo que o outro passa. Quando as pessoas conseguirem entender as causas e consequências da forma errônea com qual elas tratam os portadores dessas "pequenas deficiências" , por assim dizer, teremos um corpo social muito mais empático e gentil.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 60
Você atingiu aproximadamente 30% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão, ou seja, com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido a partir de considerações próximas ao senso comum ou muito próximas do que foi proposto nos textos motivadores, sem progressividade, ou ainda o texto apresenta domínio precário do tipo textual exigido, com poucas características de uma dissertação, ainda que se reconheça o tema proposto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 40
Você atingiu aproximadamente 20% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. O texto não defende ponto de vista a respeito do tema proposto e/ou apresenta informações, fatos e opiniões pouco relacionados ao tema, superficiais ou incoerentes.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 60
Você atingiu aproximadamente 30% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta repertório limitado de recursos coesivos e articula as partes do texto de forma insuficiente, com muitas inadequações, o que compromete a organização das ideias.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.