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Por bitsnya37
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#61566
De acordo com o filósofo e educador brasileiro Paulo Freire, "Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda."
A educação alimentar na sociedade brasileira, já de pouco acesso na vida corriqueira urbana, tem trazido consigo a falta de consciência na hora de consumir produtos, principalmente os industriais, consequentemente, resultando em casos de saúde graves como a obesidade.


A consciência da interpretação de rótulos alimentícios e seu impacto na saúde está cada vez mais em falta na sociedade atual. No documentário brasileiro "Muito Além do Peso" onde é estudado o caso da obesidade infantil, pode-se notar a falta de consciência sobre a enorme quantia de sódio e açúcar presente em produtos industriais, como o refrigerante. Além disso pode-se também notar presente uma linguagem de conhecimento nutricional de difícil acesso, como por exemplo o "açúcar" que foi trocado por "carboidrato".

A vida corrida do século XXI, principalmente urbana, não permite a disposição de horário para que seja dedicado, ao menos um pouco, para a reeducação alimentar, ou a seleção de produtos mais saudáveis Em empresas e escolas por exemplo, pode-se observar o difícil acesso a alimentos mais saudáveis, normalmente encontramos alimentos com alto nível de sódio e açúcar podendo causar enormes problemas a saúde. O refrigerante, um alimento com altos níveis graves de açúcar e cafeína, podendo causar doenças cardíacas e até mesmo câncer, encontramos de fácil acesso em cantinas escolares.

Como dito anteriormente "Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda". Visto isso, com o objetivo de trazer a reeducação nutricional da sociedade moderna, é dever do Ministério da Saúde conscientizar a população da obesidade, suas consequências e sobre o rótulo dos alimentos, por meio de campanhas de reeducação nutricional em combate a obesidade no Brasil.
Além disso fazer está campanha em parceria com o Ministério da Educação, pois cabe a ele levar a educação a sociedade brasileira, levando assim e promovendo a educação nutricional em escolas brasileiras.
Assim, combatendo a obesidade na sociedade brasileira.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 100

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 100

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

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Por camis23
#61570
@bitsnya37, olá, boa-noite! irei corrigir sua redação, ok?!

De acordo com o filósofo e educador brasileiro Paulo Freire, "Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda".
A educação alimentar(Insira um conector) na sociedade brasileira, já de pouco acesso na vida corriqueira urbana, tem trazido consigo a falta de consciência na hora de consumir produtos, principalmente os industriais, consequentemente, resultando em casos de saúde graves, como a obesidade.(Falta explicitar a tese ao final da introdução que são os fatores que fomentam a problemática, e que serão discutidos nos parágrafos 2 e 3)

A consciência da interpretação de rótulos alimentícios e seu impacto na saúde está cada vez mais em falta na sociedade atual(Insira o conector). No documentário brasileiro(Insira o conector) "Muito Além do Peso", onde é estudado o caso da obesidade infantil, pode-se notar a falta de consciência sobre a enorme quantia de sódio e de(Atente-se ao paralelismo) açúcar presente em produtos industriais, como o refrigerante. Além disso, pode-se também notar(Diversifique as construções para não haver repetições próximas) presente uma linguagem de conhecimento nutricional de difícil acesso, como por exemplo o "açúcar" que foi trocado por "carboidrato".(Nesse parágrafo, você inicia fazendo a enunciação de um fator que fomenta a problemática, insere um repertório e discute em cima dele. Porém, não insere a conclusão que é o paralelo entre sua argumentação e o repertório utilizado, mostrando que ele corrobora sua fala. Além disso, sua discussão foi superficial, tornando o parágrafo basicamente expositivo. Tente aprofundar mais trazendo a discussão de questionamentos, como "como a linguagem interfere diretamente no aumento de peso? por que a educação alimentar é tão escassa no país?")

A vida corrida do século XXI(Insira o conector!), principalmente urbana(Dizer que a vida do século XXI é corrida está subentendido que é uma vida de teor urbano, visto que a modernidade é veloz nas grandes cidades), não permite a disposição de horário para que seja dedicado, ao menos um pouco, para a reeducação alimentar, ou a seleção de produtos mais saudáveis. Em empresas e escolas(Insira o conector) por exemplo, pode-se observar o difícil acesso a alimentos mais saudáveis, normalmente encontramos(Não use em hipótese alguma o verbo na primeira pessoa do plural, pois a produção dissertativa-argumentativa deve se manter impessoal o tempo todo) alimentos com alto nível de sódio e de açúcar (Você usa a mesma construção no segundo parágrafo, aqui é desenvolvida uma outra discussão) podendo causar enormes problemas a saúde. O refrigerante, um alimento com altos níveis graves de açúcar e cafeína, podendo causar doenças cardíacas e até mesmo câncer, encontramos de fácil acesso em cantinas escolares.(Aqui novamente a discussão é escassa demais e sem nenhum repertório para embasar sua fala. Além disso, a ausência de conectores é explícita e compromete veementemente a coesão do parágrafo, só há a exposição de fatos e constatações mas sem argumentação. Na próxima, utilize a mesma estrutura que indiquei no segundo parágrafo)

Como dito anteriormente "Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda"(Você faz uma retomada da introdução - sem precisar citar a frase inteira novamente - na conclusão do último parágrafo, traçando o paralelo entre ela e as soluções que você apresenta no último parágrafo. No início do parágrafo, você afirma que medidas devem ser tomadas para mitigar o imbróglio evidenciado ao longo do texto). Visto isso, com o objetivo de trazer a reeducação nutricional da sociedade moderna, é dever do Ministério da Saúde conscientizar(Essa estrutura é errônea pois é abstrata) a população da obesidade, suas consequências e sobre o rótulo dos alimentos, por meio de campanhas de reeducação nutricional em combate a obesidade no Brasil. Além disso, realizar campanhas, em parceria com o Ministério da Educação, pois cabe a ele levar a educação à sociedade brasileira, levando(Utilize outra estrutura, para evitar repetições) assim e promovendo a educação nutricional em escolas brasileiras. Assim, combatendo a obesidade na sociedade brasileira.(Os vocábulos que destaquei se referem a um fenômeno caracterizado como gerundismo, que consiste na sequenciação de verbos no gerúndio no texto devido a um vício da oralidade)

COMENTÁRIO: Você obedece parcialmente à estrutura dissertativa-argumentativa. Primeiro, atente-se aos desvios gramaticais em demasia, aos paralelismos e às construções soltas, que podem ficar sem nexo no texto, sempre revise seu texto ao finaliza-lo. Segundo, invista na argumentação, aprofunde a discussão, utilize o esquema que indiquei anteriormente e insira repertórios pertinentes que lhe permita fazer boas associações. Terceiro, insira conectores e os diversifique ao longo do texto, sem eles sua nota na competência 4 pode despencar. Por fim, detalhe melhor sua intervenção, sobretudo, a ação e como ela deverá ser executada do segundo agente, delimite melhor as respostas para as 4 perguntas: quem? o quê? como? por quê?. No mais, algumas dicas são pesquisar mais sobre os critérios para cada parágrafo, modelos de redações que foram nota 1000 no ENEM para você observar os padrões e treinar bastante, pois seu aumento na nota será apenas consequência. :)
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