A educação alimentar na sociedade brasileira, já de pouco acesso na vida corriqueira urbana, tem trazido consigo a falta de consciência na hora de consumir produtos, principalmente os industriais, consequentemente, resultando em casos de saúde graves como a obesidade.
A consciência da interpretação de rótulos alimentícios e seu impacto na saúde está cada vez mais em falta na sociedade atual. No documentário brasileiro "Muito Além do Peso" onde é estudado o caso da obesidade infantil, pode-se notar a falta de consciência sobre a enorme quantia de sódio e açúcar presente em produtos industriais, como o refrigerante. Além disso pode-se também notar presente uma linguagem de conhecimento nutricional de difícil acesso, como por exemplo o "açúcar" que foi trocado por "carboidrato".
A vida corrida do século XXI, principalmente urbana, não permite a disposição de horário para que seja dedicado, ao menos um pouco, para a reeducação alimentar, ou a seleção de produtos mais saudáveis Em empresas e escolas por exemplo, pode-se observar o difícil acesso a alimentos mais saudáveis, normalmente encontramos alimentos com alto nível de sódio e açúcar podendo causar enormes problemas a saúde. O refrigerante, um alimento com altos níveis graves de açúcar e cafeína, podendo causar doenças cardíacas e até mesmo câncer, encontramos de fácil acesso em cantinas escolares.
Como dito anteriormente "Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda". Visto isso, com o objetivo de trazer a reeducação nutricional da sociedade moderna, é dever do Ministério da Saúde conscientizar a população da obesidade, suas consequências e sobre o rótulo dos alimentos, por meio de campanhas de reeducação nutricional em combate a obesidade no Brasil.
Além disso fazer está campanha em parceria com o Ministério da Educação, pois cabe a ele levar a educação a sociedade brasileira, levando assim e promovendo a educação nutricional em escolas brasileiras.
Assim, combatendo a obesidade na sociedade brasileira.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 100
Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 100
Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.