Diante disso, no período do Renascimento, o filósofo Francis Bacon propôs um novo método científico, tornando-se fundamental nas ordenações de análise e pesquisa da ciência moderna. Frente a isso, devido as suas contribuições, hoje em dia, é possível a partir de pesquisas e estudos desenvolver tecnologias capazes de assegurar qualidade de vida social. Perante a isso, no atual cenário mundial, a ciência apresenta importante papel no combate ao Covid-19, a partir da criação e promoção de vacinas, as quais possibilitam reduzir a proliferação de doenças. Logo, é perceptível a transcendência das tecnologias no mantimento de bem-estar social.
Além do mais, segundo o artigo 218° da Constituição Federal, o Estado deve promover e incentivar o desenvolvimento científico, a pesquisa, a capacitação científica e tecnológica e a inovação. Ante a isso, com um categórico incentivo à ciência, benefícios são trazidos por ela, tais como desenvolvimentos nas áreas da educação, comunicação e saúde. Entretanto, em contramão com o posicionamento dos países desenvolvidos do planeta, segundo o site GZH Saúde, o Brasil anunciou um corte orçamentário de 42% em ciência e tecnologia, prejudicando às mobilizações científicas. Assim sendo, o desenvolvimento de qualquer país está diretamente relacionado à aplicação de capital nos meios científicos.
Em suma, medidas devem ser tomadas para desenvolver um maior desenvolvimento dos métodos científicos, em evidência no Brasil. Dessa maneira, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações deve desenvolver, por meio de projetos sociais e incentivos financeiros que abranjam a tônica, as quais viabilizem alternativas didáticas de educação, conscientização e acessibilidade à maiores contingentes populacionais. De forma que, a partir desses programas seja possível estimular um lado crítico na sociedade, na qual seja possível compreender a importância da ciência. Em síntese, diante dessas soluções, o Brasil tornar-se-á uma referência no campo científico.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 130
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 150
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 170
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.