Diante desse cenário, vale ressaltar a relevância da influência midiática sobre a problemática. Segundo o sociólogo francês Émile Durkheim, o homem é não só formador da sociedade como também é produto dela. Desse modo, constata-se que a supervalorização da imagem na contemporaneidade contempla o fato de que as pessoas são cada vez mais influenciadas pelo modo de vida e aparências físicas apresentados nas mídias sociais como o Instagram e o Facebook. É, pois, nociva a concepção de muitos consumidores sobre seus próprios corpos, provocada por esses meios de comunicação, o que leva à, muitas vezes, a um descontentamento e a processos cirúrgicos perigosos.
Além disso, cabe destacar como consequência a insatisfação com a aparência e o surgimento de problemas psicológicos e alimentares por quem busca um corpo padronizado. De acordo com os dados da OMS, cerca de 10% dos jovens brasileiros sofre de transtornos alimentares como anorexia e bulimia. Dessa forma, esse dado preocupante evidencia que os jovens são os mais suscetíveis a serem atingidos, pois estão um maior tempo expostos às redes sociais e, também, pela necessidade do sentimento de pertencimento da juventude.
Portanto, é necessário que o Estado tome providências para amenizar o quadro atual. Para isso, o governo federal aliado à mídia comunicativa deve, por meio de verbas governamentais, criar campanhas publicitárias com a participação de nutricionistas e psicólogos, com o intuito de gerar o debate sobre a importância da autoaceitação e da saúde mental e corporal acima da imagem nas redes sociais. Somente assim, a sociedade brasileira estará distante da realidade ficcional apresentada em "Black Mirror".
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 170
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 170
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 190
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 190
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.