Sob esse viés, se destaca a disparidade social presente no território entre as diferentes classes sociais e o seu impacto na permanência de jovens nas escolas. Essa desigualdade leva à evasão escolar, já que os estudantes de camadas sociais mais carentes são forçados a abandonarem seus estudos para manterem suas condições de vida, trabalhando durante a idade de aprendizado. Torna-se evidente, portanto, o quanto o desnivelamento da sociedade influencia o número de iletrados no país.
Ademais, o preconceito é um mal que precisa ser abordado se tratando desse tema. O termo “analfabeto” é utilizado até mesmo como uma ofensa pela maioria das pessoas. Assim, a perda de motivação para voltar a estudar e se tornar letrado persiste. Vários indivíduos da sociedade acabam não voltando a estudar após longos períodos por falta de incentivo e medo da intolerância e discriminação.
Diante do exposto, são necessárias medidas para resolver a problemática. O Governo Brasileiro, por meio do Ministério da Educação, deveriam desenvolver programas para a educação brasileira ser mais acessível a todos, introduzindo debates entre famílias e professores e novas técnicas eficazes de ensino que deem motivação aos estudantes para assim conseguirmos mudar a realidade, e diminuir o número de não-alfabetizados no país. Afinal, segundo o filósofo Epicteto, apenas a educação liberta.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada