A priori, o ato de restringir o conhecimento ou modifica lo por entidades governamentais a fim de perpetuar o poder, desdém os tempos antigos,como no período medieval, em que o clero limitava o acesso à informação pelos camponeses e proibia a realização e divulgação de pesquisas científicas que iam de encontro às doutrinas impostas pela igreja. Consoante ao fato, no Brasil, as constantes disputas no meio político pela permanência ou ocupação de cargos, além dos interesses econômicos de entidades jurídicas em adquiri poder aquisitivo cada vez maior baseando se da desinformação tornam o cenário ainda mais desafios para o jornalismo.
Ademais, a educação é um fator importante para a mudança dessas condições, pois é fundamental para a formação do pensamento crítico e individual, segundo o filósofo Montesquieu, "recebemos três educações diferentes: a dos pais, dos mestres e do mundo. O que se aprende na última destrói a ideia das duas primeiras" análogo a esse pensamento é notável a influência do conhecimento recebido no meio social. Outrossim, a corrupção inserida no setor educacional público contribui para a formação de massas populares alienadas por meio da negligência e precariedade do ensino, isolando as fontes do saber a meios não formais e de caráter duvidoso.
Assim, torna se necessária a atuação da Polícia Federal e do Ministério da Educação em cooperação com as principais e mais populares mídias, como as redes sociais, tendo como principal objetivo a divulgação de informações reais e verídicas, além de excluir postagens que contenham elementos falsos e punir ou alertar individuos que as publiquem, além de propagar a importância da atividade jornalística. Dessa forma, a influência pelas "fake news", termo em inglês para notícias falsas, apresentará queda e o Brasil será um ambiente seguro para o jornalismo, um elemento importante na sociedade atual
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.