As cidades possuem uma carência de infraestrutura, isso porque sua construção não foi pensada para atender a todos os cidadãos, mas majoritariamente as pessoas que não possuem deficiência. porém Segundo a legislação brasileira, o conceito de acessibilidade é descrito como a condição para a utilização, com segurança e autonomia, total ou assistida, dos espaços urbanos, bem como, dos transportes e meios de comunicação por pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. Como sempre o estado toma poucas providências para possibilitar uma vida digna aos deficientes.
Além disso, evidencia-se que, o respeito aos direitos das pessoas com deficiência a maioria das vezes é negado, dificultando ainda mais a promoção da dignidade a todos cidadãos. De acordo com o político sul-africano, Nelson Mandela, ‘’a educação é a arma mais poderosa que se pode usar para mudar o mundo’’. Portanto , as instituições de ensino se tornam responsáveis por tal problemática, posto que não estão contribuindo para a eliminação das barreiras sociais, que distanciam ainda mais nossa sociedade da sociedade utópica de Morus.
Segundo o teórico da Geografia britânico, David Harvey, ‘’se nosso mundo foi imaginado e feito, então ele pode ser reimaginado e refeito’’. Portanto, o Ministério da Infraestrutura deve, com urgência, iniciar políticas que melhorem o acesso dos espaços urbanos, bem como, dos meios de transportes nas cidades do Brasil, por meio de reuniões entre os governadores dos estados, para que a partir de uma análise identifiquem a melhor maneira de colocar em prática tais mudanças, a fim de promover a acessibilidade de todos. E o Ministério da Educação deve iniciar a abordagem dos direitos e deveres de todos os cidadãos nas escolas.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.