É imperioso elencar, primeiramente, que a inclusão digital de acordo com a Lei 12.965/14, voltada a esses meios de tecnologia, propõe que a "internet" é considerada uma questão de direito essencial ao exercício de cidadania e isso fica evidente quando refletimos sobre a sua importância, pois é através dela que adquirimos oportunidades diversas, informação rapida, conectividade com outros indivíduos a distância, e entre outros benefícios. Entretanto, ainda enfrentamos uma vasta dificuldade de integrar a maioria dos idosos, quando essa classe é menos valorizada pela sociedade em relação aos assuntos tecnológicos, por uma falsa crença de que existe uma ausência de capacidade em utilizar esses meios, devido fatores acarretados pela idade mais avançada, como o processo mais lento de compreensão e interpretação desses indivíduos.
Ademais, vale destacar que muitos tem uma grande dificuldade em solucionar questões associadas a atualidade, assim necessitam de uma atenção especial pela falta de costume ou até mesmo por alguns empecilhos, exemplo, o analfabetismo funcional. Como é revelado na entrevista feita pela Tv Brasil "Idosos conectados", a maioria prefere utilizar esses aparelhos de modo superficial e menos aprofundado, uma vez que, mesmo querendo aprender a utilizar esses novos mecanismos, ainda buscam por oportunidades, como pessoas que auxiliem sua trajetória.
Portanto, visando solucionar essas barreiras e incluir a população menos valorizada, mediante a tecnologia, é essencial que o Governo Federal com apoio de ONGs, façam campanhas e projetos com o objetivo de acabar com as dúvidas e ensina-los a como utilizar a tecnologia e seus benefícios através dela. Além disso, é também imperioso, que as mídias divulguem mais sobre a importância da incorporação dessa comunidade mais velha, assim influenciando a conexão social e proporcionando ainda mais o interesse de seus próprios familiares em ajudar.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 133
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 133
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 133
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.