A princípio, o aquecimento global ocorre com o acúmulo de gás carbônico na atmosfera, onde provoca alterações nos níveis de calor, e como consequência ocorrendo o aumento de temperatura. De acordo com a OMM (Organização Meteorológica Mundial), prevê que haja uma probabilidade de 20% de que o aumento da temperatura exceda temporariamente os 1,5°C já a partir de 2024. Isto é, se a humanidade continuar no estado atual, nos próximos anos a temperatura excederá a níveis alarmantes e talvez irreversíveis, tornando dessa forma o planeta inabitável para os seres vivos.
Ademais, vale ressaltar que o aquecimento global não é um fator natural do planeta Terra, o mesmo ocorre a partir de ações humanas, tais como consumismo desenfreado, utilização de energias não renováveis, e aumento populacional. No filme animado da Disney Wall-e, é confiado o papel de limpeza total no planeta há um robô após a humanidade produzir e consumir de forma desenfreada e a Terra encontrando-se em estado de calamidade total, e a raça humana passando a viver em uma nave no espaço esperando a oportunidade de voltar novamente a seu hábitat. Fora das telas de cinema, o cenário apresentado pode se tornar real, já que os seres humanos diariamente ignoram esse perigo, continuando a viver em função do consumo e materialismo. Logo, nos deixando cada dia mais sucintos há uma realidade desastrosa não tão distante.
Portanto é preciso que ações governamentais forneçam medidas a favor de amenizar o quadro atual. Para o aquecimento global, urge que o ministério do meio ambiente por meio de propagandas, pesquisas e palestras afim de promover informação parra a população, dessa forma, criando hábitos de consumo saudáveis ao planeta, com isso, diminuindo a presente situação que se encontra preocupante. Somente dessa forma será possível observar uma melhora significativa no aumento de temperatura do globo terrestre.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.