Por Easy
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#61283
Na República Oligárquica, muitos projetos de urbanização foram implementados em importantes cidades, como Rio de Janeiro e São Paulo. Contudo, muitas pessoas foram expulsas das áreas onde moravam, para dar lugar aos prédios que embelezariam a cidade. Dessa maneira, essas pessoas se instalaram nos morros próximos aos centros urbanos, formando as primeiras favelas. Atualmente, a irresponsabilidade estatal e o preconceito histórico dificulta a inclusão das favelas brasileiras na dinâmica de suas respectivas cidades.

Diante desse cenário, a irresponsabilidade estatal é uma causa latente do problema. A respeito disso, o filósofo John Locke defende, por meio de seu Contrato Social, que o Estado deve garantir ao indivíduo a segurança e a manutenção de seus direitos naturais. No entanto, o Estado negligencia, constantemente, seus investimentos na educação, na saúde, na segurança, e na urbanização a muitas favelas brasileiras. Assim, é verificável essa negligência por meio dos altos riscos de deslizamento de terras nas favelas, além dos elevados índices de assassinatos entre a população residente nesses locais.

Outrossim, o preconceito histórico que envolve as favelas dificultam sua adesão a dinâmica de suas cidades, uma vez que muitas pessoas não veêm esses locais de forma positiva, por estes não contarem com investimentos do Estado nos setores básicos de que uma comunidade precisa. Além disso, muitos meios de comunicação difudem, de forma não intencional, esse preconceito à população que não habita essas áreas, ao expor somente os aspectos negativos das favelas, em suas programações.

Portanto, em razão da irresponsabilidade estatal e do preconceito histórico, faz-se necessária uma intervenção. Desse modo, o Estado deve investir nos setores de educação, de saúde, de lazer, de segurança e de urbanização nas favelas, por meio da maior arrecadação de impostos, afim de que essas áreas estas áreas sejam incluídas no processo de dinamização das cidades. Destarte, os investimentos nas favelas feito pelo Estado podem ser divulgados pela televisão, pelo celulares e pelos rádios, para que a imagem negativa desses locais seja desmistificada.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

Avatar do usuário
Por AnaGrosman
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#61292
@Easy, eu como iniciante gostei muito da sua redação, percebi seu projeto de texto e achei sua proposta de intervenção muito boa. O que eu tenho como críticas são coisas que eu procuro melhorar nas minhas redações, como um uso melhor dos sinônimos. Foi uma boa maneira de organizar seu texto ao colocar as mesma palavras para o seus dois argumentos -a irresponsabilidade estatal e o preconceito histórico - porém se você procurasse usar sinônimos que abrangem mais o tema ficaria interessante.
0
Por Easy
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#61323
AnaGrosman escreveu:@Easy, eu como iniciante gostei muito da sua redação, percebi seu projeto de texto e achei sua proposta de intervenção muito boa. O que eu tenho como críticas são coisas que eu procuro melhorar nas minhas redações, como um uso melhor dos sinônimos. Foi uma boa maneira de organizar seu texto ao colocar as mesma palavras para o seus dois argumentos -a irresponsabilidade estatal e o preconceito histórico - porém se você procurasse usar sinônimos que abrangem mais o tema ficaria interessante.
Obrigada🤍🎇
0
Por XxDamastco
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#61345
4 ou 5 erros de gramática.
Citar o Estado na intervenção é incompleto,você pode perder nota por este simples detalhe, já que ele abrange todos os ministérios, assim, cite o ministério que falha em prover isso e diga "assim, ele deve fazer X e Y"... e termine a intervenção.fim.
Boa redação, mas a construção das moradias à população nem foram construídas, nunca saíram do papel por causa da grande guerra,pelo encilhamento,pela dívida externa e pela alta queda do preço do café,enfim, foi um tempo sofrível d+.
Gostei muito da redação, parabéns.
Abraços, qualquer dúvida pode chamar.
0
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
243 Exibições
por kymie
0 Respostas 
152 Exibições
por Castru
0 Respostas 
112 Exibições
por juvieira
0 Respostas 
86 Exibições
por annesuelly
0 Respostas 
205 Exibições
por samareous
2 Respostas 
281 Exibições
por OlrenBeat
0 Respostas 
926 Exibições
por MissMoon
1 Respostas 
446 Exibições
por Skyme
0 Respostas 
98 Exibições
por Gimartinelli
Economia Sustentável nas Cidades do Grande ABC
por Bvas    - In: Outros temas
0 Respostas 
38 Exibições
por Bvas

O texto precisa ter uma sequência na aprese[…]

A transparência pública se tornou um […]

Durante o ano de 2023, devido ao aumento de assalt[…]

“O maior erro que um homem pode cometer &eac[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM