Inicialmente, infere-se que essa problemática também está presente no Brasil, haja vista que tal problema está presente pelo desejo de prejudicar outras pessoas, encontrando terra fértil na falta de verificações das informações recebidas. Destarte, essas fake News causam danos muitas vezes irreparáveis nas vítimas, tendo como impulsionador o fato da sociedade atual está voltada a julgar o próximo sem saber da procedência da informação recebida. Analogamente a isso, tem-se o pensamento do filósofo inglês Francis Bacon a que a frase “saber é poder” lhe foi atribuída em que tal frase se relaciona com o combate às fake News.
Ademais, outro entrave é a necessidade de causar o caos, tem-se como exemplo disso a propagação de que urina de vaca iria prevenir o corona vírus fato que causou um rebuliço e algumas pessoas cogitaram que pudesse funcionar, o que ocasionaria sérios problemas de saúde a quem fizesse, e a raiz disso foi, sem dúvidas, as noticias falsas. Conquanto, é inadmissível que esse cenário continue a perdurar.
Faz-se indubitável, portanto, medidas para combater às fake News. O governo deve, por meio da Polícia federal e do Ministério Público promover investigações e monitoria em mídias sociais, focando em todos os conteúdos postados para que essas, as quais segundo dados do IBGE 62% dos brasileiros que caíram em fake News possam ter informações verídicas e que não causem danos. Espera-se com isso, construir uma sociedade excepcional, onde alcança o pensamento do filósofo Francis Bacon.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 130
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 130
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 150
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.