Em primeira análise, é importante ressaltar as consequências do agronegócio para o meio ambiente. Dessa maneira, de acordo com os dados do PIB, produto interno bruto, o agronegócio é 30% do PIB brasileiro. Todavia, embora os impactos sejam positivos para a economia, o meio ambiente é extremamente afetado de forma negativa, visto que uma das consequências do agronegócio tem como a contaminação dos solos e o desmatamento. Pois, são necessárias para o cultivo e para a pastagem do solo. Desse modo, é inadmissível que esse cenário continue a perdurar.
Ademais, vale pontuar o desenvolvimento da Modernização Agrícola como impulsionador do uso de agrotóxicos no Brasil. Nessa perspectiva, durante a modernização da agricultura foi produzida os agrotóxicos, cujo objetivo era aumentar a produtividade dos alimentos e controlar as doenças no campo. No entanto, as técnicas dos insumos químicos trouxeram inúmeros problemas que além de afetar o meio ambiente, também ocasionaram riscos para a qualidade de vida. Dessa forma, a contaminação dos alimentos por uso de veneno, consequentemente, é um dos motivos para esse entrave.
Depreende-se, portanto, que medidas devem ser tomadas para combater os impactos do agronegócio na saúde. Para isso, o Governo Federal, responsável pelo exercício do poder público, deve, por meio de verbas governamentais, criar campanhas de incentivo e apoio na produção de alimentos agroecológicos, a fim de diminuir os insumos agrícolas químicos. Assim, os impactos do Agronegócio na saúde serão minimizados gradativamente no Brasil.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.