Diante disso, Maya Angelou, poetisa, escritora e ativista dos direitos civis afirma que " O preconceito é um fardo que confunde o passado, ameaça o futuro e torna o presente inacessível." Sob essa lógica, em um contexto de racismo estrutural dentre tantos outros preconceitos que a sociedade brasileira carrega, as cotas sociais são essenciais Com relação às demais, para assegurar os direitos estudantis.
Consequentemente, muitas vezes as demais cotas caminham em sentidos opostos a inclusão social, visto que, quanto mais precisa delas, mais problemático se torna o país, como no Brasil. Outrossim, é imprescindível usar esse programa em prol do desenvolvimento, para que não haja tanta dependência delas, mesmo que tenha pontos positivos, ainda é primordial validar ajustes nos seus meios.
Em suma, cabe ao ministério da educação eliminar desigualdade de oportunidades e tratamento, bem como a ampliação de cursinho bons e grátis, tanto de forma online como presencial, para auxiliar na aprendizagem, e também palestras nas escolas que comprovem a importância das cotas e o quanto elas favorecem o acesso à educação. Uma vez que através dos estudos eles poderão traçar um sucesso profissional.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.