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Por Nathaliaol
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#60971
Em 29 de agosto de 2012, a lei de cotas (Lei N° 12.711) decretou que todas as instituições federais de ensino superior devem reservar no mínimo, 50% das vagas de cada curso aos estudantes de escola pública. Esse sistema trata-se de uma política pública que visa garantir o acesso de alguns grupos a oportunidades nas quais eles são desfavorecidos por vários fatores como raça, gênero e deficiência física.


Diante disso, Maya Angelou, poetisa, escritora e ativista dos direitos civis afirma que " O preconceito é um fardo que confunde o passado, ameaça o futuro e torna o presente inacessível." Sob essa lógica, em um contexto de racismo estrutural dentre tantos outros preconceitos que a sociedade brasileira carrega, as cotas sociais são essenciais Com relação às demais, para assegurar os direitos estudantis.

Consequentemente, muitas vezes as demais cotas caminham em sentidos opostos a inclusão social, visto que, quanto mais precisa delas, mais problemático se torna o país, como no Brasil. Outrossim, é imprescindível usar esse programa em prol do desenvolvimento, para que não haja tanta dependência delas, mesmo que tenha pontos positivos, ainda é primordial validar ajustes nos seus meios.


Em suma, cabe ao ministério da educação eliminar desigualdade de oportunidades e tratamento, bem como a ampliação de cursinho bons e grátis, tanto de forma online como presencial, para auxiliar na aprendizagem, e também palestras nas escolas que comprovem a importância das cotas e o quanto elas favorecem o acesso à educação. Uma vez que através dos estudos eles poderão traçar um sucesso profissional.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

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Por GabiNatali
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#61029
Oiii, vou corrigir de tarde.
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Por GabiNatali
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#61128
Não vou poder corrigir hj, pode ser amanha de tarde?
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Por Nathaliaol
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#61200
@GabiNatali você poderia corrigir, mesmo já estando? Pois, sua opinião em cada parágrafo me ajuda a identificar o que errei.
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Por GabiNatali
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#61228
Boa tarde.

Em 29 de agosto de 2012, a lei de cotas (Lei N° 12.711) decretou que todas as instituições federais de ensino superior devem reservar, no mínimo, 50% das vagas de cada curso aos estudantes de escola pública. Esse sistema trata-se de uma política pública que visa garantir o acesso de alguns grupos a oportunidades nas quais eles são desfavorecidos por vários fatores como raça, gênero e deficiência física. Sua introdução está ótima.


Diante disso, Maya Angelou, poetisa, escritora e ativista dos direitos civis afirma que " O preconceito é um fardo que confunde o passado, ameaça o futuro e torna o presente inacessível." Sob essa lógica, em um contexto de racismo estrutural dentre tantos outros preconceitos que a sociedade brasileira carrega, as cotas sociais são essenciais .Com relação às demais(aconselho q vc especifique o que é esse "à demais"), para assegurar os direitos estudantis. Esse paragrafo está bem desenvolvido

Consequentemente, muitas vezes as demais cotas caminham em sentidos opostos a inclusão social, visto que, quanto mais precisam -se delas, mais problemático se torna o país, como no Brasil. Outrossim, é imprescindível usar esse programa em prol do desenvolvimento, para que não haja tanta dependência delas, mesmo que tenha pontos positivos, ainda é primordial validar ajustes nos seus meios. Eu sugiro q vc coloque algum dado estatístico para fortalecer seu argumento.


Em suma, cabe ao ministério da educação eliminar a desigualdade de oportunidades e tratamento(na minha opinião, não caiu bem essa palavra), bem como a ampliação de cursinhos bons e grátis(gratuitos), tanto de forma online como presencial, para auxiliar na aprendizagem, e também palestras nas escolas que comprovem a importância das cotas e o quanto elas favorecem o acesso à educação. Uma vez que através dos estudos eles poderão traçar um sucesso profissional. Olha, sua conclusão está bem montada para o padrão da conclusão dissertativa-argumentativas, mas quando vc explicou como vai ser feita a sua proposta de intervenção, vc fugiu um pouco do tema. Posso estar errada, porém na próxima vez tente lembrar disso quando for fazer a conclusão. Tirando isso, seu texto está muito bom.

Espero ter ajudado. Não desista nem desanime, fazer redação é difícil, mas com o tempo e a prática fica mais fácil.
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Por Nathaliaol
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#61234
@GabiNatali obrigada, você poderia adicionar os pontos nas competências? Obrigada desde já!! ❤️🥰
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