Levando em consideração que um automóvel, nas mãos de alguém incapaz de guia-lo, seja por efeitos de álcool ou ou drogas ilícitas, seja considerado uma arma de grande porte, é necessário que as punições para quem é pego dirigindo alcoolizado passem de homicídio culposo pars doloso, afinal parte da consciência de quem bebe e mesmo assim resolve arriscar a própria vida e a de terceiros, ainda que tenha tomado apenas 1 latinha de cerveja.
A conscientização para esse problema , traz consigo debates e processos que levam anos para serem concluídos, ou nem isso, como no caso do ex-deputado Carli Filho que foi julgado e condenado a 9 anos por dirigir sob efeitos do álcool a 170km/h em Curitiba, levando a morte 2 rapazes e deixando um vazio irreparável em suas famílias. Quanto ao deputado, seus advogados recorreram da condenação, alegando que ele é réu primário e tem bons antecedentes. Nada como ser de um clã bem "visto" na política no Paraná.
O Brasil precisa de justiça mais firmes, sem privilégios e com punições mais severas. Convém lembrar que tantas outras famílias sofrem das mesmas perdas e aguardam por justiça sem nem mesmo haver repercussão sobre os casos.
Em virtude dos fatos e situações mencionadas, não seria justo que o poder legislativo levasse mais a sério essa situação e trouxesse justiça as vítimas, tornando assim o Brasil um país de justiça e liberdade para todos os seus cidadãos? Famílias ainda aguardam por isso.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. Seu texto apresenta estrutura sintática com certa organização, porém com muitos desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual, que comprometem a compreensão das ideias.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 60
Você atingiu aproximadamente 30% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores apresentados na proposta de redação.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, sem clareza, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.