Por Gabrielagon
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#61132
A Revolução Verde, conhecida pelo uso de tecnologia para melhorar a produção agrícola e no aumento da produção dos alimentos, tinha como seu principal foco erradicar a fome no mundo. No entanto, o seu resultado foi contraditório, pois parte da população não tinha acesso aos meios.
Analogamente, o desperdício de alimentos é um contratempo no Brasil, uma vez que a ausência de infraestrutura adequada na transportação de alimentos e a falta de empatia por parte da sociedade são um dos causadores para esse entrave. Logo, faz-se imperiosa a análise dos fatores que favorecem esse quadro.

Em primeira análise, deve-se ressaltar a carência de infraestrutura adequada na transportação dos alimentos no Brasil. Desse modo, segundo os dados da FAO, Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura, 30% dos alimentos são desperdiçados durante a transportação. De tal forma que, a causa da manutenção desse problema é a infraestrutura precária. Além disso, é notório a ausência de fiscalização em relação ao transporte de alimento, fato que, consequentemente, potencializa a fome no mundo. Com isso, é inadmissível que esse cenário continue a perdurar.

Ademais, é fundamental pontuar a falta de empatia por parte da sociedade sobre desperdício de alimento. Nesse contexto, segundo a Organização das Nações Unidas, 74kg de alimentos são descartados no ambiente doméstico. Dessa maneira, o desperdício inconsciente de uma parte da sociedade que por sua vez não preza pela comida, infelizmente, é um modo que tange a fome no mundo. Nesse sentido, quilos de alimentos são descartados diariamente, sendo inaceitável, visto que uma parcela da população é necessitada destes.

Depreende-se, portanto, que medidas devem ser feitas. Para isso, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, órgão responsável pela fiscalização da transportação de alimentos, deve, por meio de verbas governamentais, criar projetos de monitoramento em que se aplique até o fim da viagem, a
fim de minimizar a perda de alimentos durante a transportação. Assim, o desperdício de alimento deixará de ser um contratempo no País.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 185

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 165

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 190

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 165

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

Avatar do usuário
Por camis23
#61170
@Gabrielagon, olá, boa-noite! posso corrigir sim.

A Revolução Verde, conhecida pelo uso da tecnologia para melhorar a produção agrícola e para o aumento da produção dos alimentos, tinha como seu principal foco erradicar a fome no mundo. No entanto, o seu resultado foi contraditório, pois parte da população não tinha acesso aos frutos despedidos por essa aparente evolução(Aqui eu modifiquei um pouco a estrutura textual para que pudesse dar mais sentido ao que você queria indicar). Analogamente, o desperdício de alimentos é um contratempo no Brasil, uma vez que a ausência de infraestrutura adequada na transportação de alimentos e a falta de empatia por parte da sociedade são um dos causadores para esse entrave. Logo, faz-se imperiosa a análise dos fatores que favorecem esse quadro.

Em primeira análise, deve-se ressaltar a carência de infraestrutura adequada na transportação dos alimentos no Brasil. Desse modo, segundo os dados da FAO, Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura, 30% dos alimentos são desperdiçados durante a transportação. De tal forma que, a causa da manutenção desse problema é a infraestrutura precária. Além disso, é notório a ausência de fiscalização em relação ao transporte de alimento, fato que, consequentemente, potencializa a fome no mundo(Muito cuidado com as conclusões feitas na argumentação. Note que você parte de um contexto particular - transporte inadequado dos alimentos - para algo extremamente generalizante que é a fome no mundo todo. Tente fazer uso de estruturas argumentativas que te levem a esse contexto - caso seja viável. ). Com isso, é inadmissível que esse cenário continue a perdurar.(Ao final do parágrafo é necessário uma retomada com os dados que você utilizou para embasar sua fala, traçando um paralelo e evidenciando que sua discussão foi corroborada por eles.

Ademais, é fundamental pontuar a falta de empatia por parte da sociedade sobre desperdício de alimentos. Nesse contexto, segundo a Organização das Nações Unidas, 74kg de alimentos são descartados no ambiente doméstico. Dessa maneira, o desperdício inconsciente de uma parte da sociedade, que por sua vez não preza pela comida, infelizmente, é um modo que tange a fome no mundo. Nesse sentido, quilos de alimentos são descartados diariamente, sendo inaceitável, visto que uma parcela da população é necessitada desses(Aqui faço apenas uma ressalva de que é necessário o uso da retomada com os dados expostos no parágrafo. Ela serve para arrematar sua argumentação e ratificar seu ponto de vista).

Depreende-se, portanto, que medidas devem ser tomadas para mitigar o desperdício de alimentos no Brasil(A estrutura anterior à intervenção deve explicitar sua tentativa de mostrar soluções viáveis para o imbróglio em questão). Para isso, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, órgão responsável pela fiscalização da transportação de alimentos, deve, por meio de verbas governamentais, criar projetos de monitoramento que se apliquem até o fim da viagem, a fim de minimizar a perda de alimentos durante o deslocamento(Invista nos sinônimos para evitar a repetição). Assim, o desperdício de alimento deixará de ser um contratempo no país.(Você fez uma boa intervenção, mas como fez uso de um só agente, acredito que poderia ter tido mais detalhamento)

COMENTÁRIO: Seu texto está bem estruturado, obedece aos critérios dissertativos-argumentativos e diversifica os conectores. Atente-se aos desvios gramaticais, invista na argumentação - esse é o diferencial do texto - e eu tenho a sugestão de você concluir sua proposta de intervenção fazendo uma retomada com a introdução, estabelecendo um contraponto entre o cenário explicitado no primeiro parágrafo e as soluções propostas no último parágrafo. Lembrando que sua construção não está errônea, é apenas uma dica. :)
0
Avatar do usuário
Por camis23
#61192
@Gabrielagon, por nada, precisando estamos aqui! :)
0
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
159 Exibições
por ThiagoVent
0 Respostas 
221 Exibições
por Lindayasmin
0 Respostas 
326 Exibições
por Mariajsjjska
0 Respostas 
173 Exibições
por jainantunes
0 Respostas 
196 Exibições
por Luisa255
0 Respostas 
92 Exibições
por yasmiimv
2 Respostas 
242 Exibições
por Felipe082
5 Respostas 
590 Exibições
por Felipe082
0 Respostas 
96 Exibições
por ellensf24
0 Respostas 
130 Exibições
por JULIANE968
Impacto da arte

A arte, em suas diversas formas e manifestaç[…]

Na atualidade, a desigualdade social é muit[…]

A mulher invisível

A mulher tende a ser diversas vezes muito injusti&[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM