Primordialmente, é imprescindível ressaltar como a carência de medidas públicas contribui para a problemática. Isso porque, pouca verba é destinada pelo Estado à manutenção de patrimônios culturais como o museu nacional, jardim botânico e a biblioteca nacional - construídos durante à chegada da família real portuguesa ao Brasil. Ainda nessa época, houve um grande desenvolvimento da arte e da ciência, pois, a corte trouxe artísticas para fazerem pinturas regionais e pessoas para estudarem nossa fauna e flora, o que contribuiu para terem contato com a nossa cultura.
Por outro lado, nos séculos XIX e XX, o samba e a capoeira eram criminalizados por simbolizarem revolta escravista e vadiagem. Nesse contexto, as autoridades buscavam conter a evolução dessas manifestações enquadrando sambistas não somente por posse de instrumentos musicais, mas também quando tinham calos nos dedos ou eram flagrados em rodas de capoeira. A criminalização perdurou até a presidência de Getúlio Vargas, que passou a valorizar elementos da cultura brasileira para reforçar o nacionalismo, uma de suas bandeiras.
Portanto, medidas exequíveis são necessárias para superar a valorização da cultura nacional. Para isso, urge que o poder público destine verbas para a manutenção dos patrimônios culturais, através do investimento no IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional). Ademais, cabe ao Ministério da Educação em conjunto com as escolas, promover a integração da cultura brasileira através de palestras e seminários visando a importância de respeitar e valorizar a pluralidade cultural.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 170
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 170
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 185
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.