A princípio, o preconceito caracteriza-se como um complexo dificultador. De acordo com o artigo 5º da Constituição Federal de 1988, todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza. Todavia, no que refere-se à participação literária da minoria é evidente o apagamento da produção destes e o impacto dessa falta de representatividade reforça estereótipos negativos acerca dessa parcela da população.
Ademais, pode-se apontar como um empecilho à consolidação de uma solução a má influência midiática. Para Pierre Bourdieu, sociólogo polonês, aquilo que foi criado para se tornar um instrumento democrático não deve ser convertido em mecanismo de opressão. Nessa perspectiva pode-se observar que a mídia, em vez de promover debates que elevem o nível de informação da população acerca da falta de visibilidade na literatura, influencia no avanço do problema.
Por tudo isso, faz-se necessária uma intervenção pontual no problema. Em síntese, cabe ao Ministério da Educação em parceria com a mídia elaborar projetos e políticas públicas em âmbito nacional com o intuito de reverter a falta de representação na literatura e conquistar a visibilidade. Tais ações podem ser concretizadas por meio campanhas informativas nas redes socias a fim de se tornar um canal de comunicação das vanguardas de minorias. Dessa forma, será possível construir um país de que Sartre possa se orgulhar.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.