Por vihmelato
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O filósofo francês Sartre defende que cabe ao ser humano escolher seu modo de agir, pois este seria livre e responsável. No entanto, percebe-se a irresponsabilidade da sociedade no que concerne à questão da falta de representatividade na literatura. Dessa forma, observa-se que os impactos sociais da falta de representação na literatura reflete um cenário desafiador, seja em virtude do preconceito, seja pela má influência midiática.
A princípio, o preconceito caracteriza-se como um complexo dificultador. De acordo com o artigo 5º da Constituição Federal de 1988, todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza. Todavia, no que refere-se à participação literária da minoria é evidente o apagamento da produção destes e o impacto dessa falta de representatividade reforça estereótipos negativos acerca dessa parcela da população.
Ademais, pode-se apontar como um empecilho à consolidação de uma solução a má influência midiática. Para Pierre Bourdieu, sociólogo polonês, aquilo que foi criado para se tornar um instrumento democrático não deve ser convertido em mecanismo de opressão. Nessa perspectiva pode-se observar que a mídia, em vez de promover debates que elevem o nível de informação da população acerca da falta de visibilidade na literatura, influencia no avanço do problema.
Por tudo isso, faz-se necessária uma intervenção pontual no problema. Em síntese, cabe ao Ministério da Educação em parceria com a mídia elaborar projetos e políticas públicas em âmbito nacional com o intuito de reverter a falta de representação na literatura e conquistar a visibilidade. Tais ações podem ser concretizadas por meio campanhas informativas nas redes socias a fim de se tornar um canal de comunicação das vanguardas de minorias. Dessa forma, será possível construir um país de que Sartre possa se orgulhar.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

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