A ausência de visibilidade de diferentes crenças, raças e pensamentos na cultura do Brasil corrobora para que a insuficiência de conhecimento possa se tornar em ignorância, ocasionando em agressões, e assim afetando o relacionamento entre indivíduos de forma perigosa e abrangente. De acordo com São Tomás de Aquino "O desordenado amor por si mesmo é a causa de todos os pecados" explicando assim o fato de que o egoísmo de uma sociedade prejudica a saúde mental de todos presentes nela.
Outro fator importante é a mentalidade de que para um ser alcançar o sucesso, o processo do outro tem que regredir. Essa forma de pensar é fruto do que lhe é ensinado, como Immanuel Kant já dizia "O homen não é nada além daquilo que a educação faz dele". É com essa lição negativa que o perfil de um cidadão é formado e concretizado com seu envelhecimento, sendo cada vez mais difícil respeitar o que é diferente do que se vê e do que se acredita.
Diante de tais fatos, para amenizar a falta de empatia na sociedade, as grandes e pequenas empresas que tem poder de influência ao seu público devem usufruir de mais representatividade nas suas propagandas para desmestificar que apenas um padrão é o certo. Iminente a isto, o ministério da educação deve investir em palestras e em ensinamentos sobre igualdade e fraternidade nas escolas de todo país, para pais e alunos. Assim, o conceito de respeito na vida das pessoas possa evoluir.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 170
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.