Certamente, é crescente o número de brasileiros que acessam regulamente informações por meio da internet. Os avanços tecnológicos têm possibilitado inúmeras conquistas para a sociedade humana, mas não podemos esquecer-nos dos números crescentes de ameaças digitais. Sendo assim, segundo as pesquisas do relatório de Symantec 2019, o Brasil é o terceiro país que sofre mais ataques cibernéticos do mundo.
Ademais, a exposição endivida de informações pessoais nas redes sociais e a falta de segurança digital é de fato, um ganho para os crakes. Além disso, as pesquisas mostram que uma a cada 10 pessoas usam a mesma senha em todos os logins, conforme kaspersky 2019. Nesse sentido, “Senhas são como roupa de baixo: devem ser pessoais, íntimas, exóticas e devemos troca-las com frequência”.
Portanto, percebe-se a ineficácia da segurança digital do Brasil e do mundo todo. Nesse âmbito, cabe ao Ministério da Justiça e o Governo brasileiro promover uma campanha no qual irá divulgar bons hábitos no uso da internet e lançar ebooks gratuitos sobre o uso adequado da web, que será distribuído em escolas alertando os alunos sobre esse perigo digital . Desse modo, com o conhecimento adquirido, os usuários estarão mais atualizados sobre o assunto e terão mais cuidado ao postar informações pessoais e utilizaram senhas fortes em suas mídias sociais, dentre outros assuntos de suma importância para sua segurança digital.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.