Em primeira análise, observa-se que com o avanço tecnológico as mídias se intensificaram no meio social. Com isso a sociedade mediática propaga posturas e padrões a serem adotados, e inconsequentemente vendem a ideia de uma "vida perfeita", impulsionando pessoas a buscarem um "corpo ideal" se submetendo a dietas e cirurgias perigosas, podendo acometer a saúde física. Como resultado o Brasil é um dos países que mais realizam cirurgias plásticas no mundo, para fins estéticos— dado confirmado pelo censo bianual da Sociedade de Cirurgias Plásticas (SBCP).Infelizmente, a deficiência de ações diante dessa situação crítica é evidente.
Em segunda análise, nota-se, ainda, uma intensa insatisfação com o próprio corpo, lamentavelmente, os jovens buscam os padrões impostos para se sentirem inclusos, porém, a não aceitação pode causar transtornos alimentares e/ou psíquicos. Vale ressaltar que as pessoas, atualmente, são influenciadas facilmente pelo que veem por meio de blogurs e plataformas digitais que impõem a falsa ilusão de uma "vida saudável e perfeita", o que leva o jovem a incorporar o mesmo estilo de vida daquele que costuma seguir nas redes. Por isso, é prescindível a conscientização perante a sociedade brasileira.
Despreende-se, portanto, a necessidade de se combater esses obstáculos, para isso é de suma importância que o ministério da educação promova a conscientização aos jovens por meio de palestras e auxílio psicológico nas escolas e universidades, a fim de garantir o bem-estar destes. E,também, em contraproposta a utilização da mídia com ações de divulgações para incentivar a aceitação e a realidade verídica, fiscalizada pelo ministério das comunicações com o propósito de minimizar a adesão a esses padrões. Contribuindo , assim, para a consolidação de uma sociedade mais saudável.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.