Em primeiro lugar, vale destacar a ausência de normas para o uso do ambiente virtual em empresas. Isso acontece, segundo a obra "Modernidade Líquida" de Zygmunt Bauman, porque os indivíduos buscam satisfação imediata, mas não analisam as consequências ou riscos desta ação. Sendo assim, os dispositivos da empresa ficam expostos a ataques cibernéticos, em razão dos funcionários acessarem diversos links da conta pessoal sem a autorização de um supervisor no aparelho corporativo. Desse modo, a pessoa jurídica pode ter de problemas econômicos a problemas de imagem dependendo do nível do ataque.
Em segundo lugar, vale ressaltar a exposição exagerada de informações individuais na rede. Embora existindo a lei "Marco Civil da Internet" que proíbe que empresas de comunicações disponibilizem a privacidade do usuário para terceiros sem a autorização. No entanto, os brasileiros não só aceitam termos sem a leitura devida como também expõe diversos fatos pessoais nas redes sociais que prejudica tanto a segurança digital como a pessoal, tornando-se alvos fáceis do phishing visto que não há preocupação com as informações pessoais que estão na rede. Dessa maneira, evidencia-se a vulnerabilidade digital da população do país.
Depreende-se, portanto, que a segurança digital no Brasil é deficiente. Por consequência, cabe ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, em parceria com empresas de tecnologias, façam campanhas em prol da segurança digital, por meio de treinamentos que serão apresentados em oficinas e minicursos oferecidos, respectivamente, para escolas e empresas que tratarão sobre os perigos digitais, a fim de limitar postagens nas redes sociais e evitar ataques cibernéticos em aparelhos pessoais e corporativos. Assim garantindo a segurança digital na sociedade brasileira.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 150
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 190
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 150
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 190
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.