Com efeito, percebe-se um aumento da evasão escolar em decorrência do ensino remoto na pandemia do Covid-19. Em relação a isso, segundo o sociólogo polonês Zygmunt Bauman "Não são as crises que mudam o mundo, e sim nossa reação a elas". Em outras palavras, não foi a pandemia sobretudo que causou o abandono da escola, mas também o EAD (Educação a Distância), pois não há uma maior disciplina do aluno com o estudo e interação entre os professores. Consequentemente, o estudo via internet, se torna inviável para esses estudantes.
Ademais, o abandono das instituições de ensino aumentou devido, à falta de democratização do EAD, pois ainda existem indivíduos que não possuem tecnologias para o ensino remoto. De acordo com dados em 2019 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), cerca de 26% da população não sabia usar internet e 20% não havia uma disponibilidade desta tecnologia. Em consequência disso, os alunos que não conseguem participar das aulas EAD optam por desistir da escola, visto que não adquirem conhecimento nessas aulas e desse modo, aumentando a desigualdade educacional. Logo, é substancial a mudança desse quadro na sociedade.
Portanto, o aumento da evasão escolar na pandemia é um problema grave e precisa ser combatido no Brasil. Para isso, o Ministério da Educação deve alertar a população sobre os males da falta de responsabilidade do estudante e dos professores, através de propagandas veiculadas na televisão e nas redes sociais, com a participação de psicólogos e educadores de maior experiência no ensino remoto, com o fito de diminuir o abandono do estudante e aumentar a interação institucional. Além disso, o Governo -órgão responsável por garantir o bem-estar social- deve destinar recursos financeiros para ONG´s na tentativa diminuir as desigualdades do ensino remoto. Dessa forma, com essas medidas, as desigualdades do EAD serão diminuídas e a evasão escolar deixará de ser um mal para o século XXI.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada