Convém ressaltar em primeiro plano, que o problema advém, em muito, de interesses económicos. Segundo o filósofo brasileiro Mário Sérgio Cortella, " Vaca não dá leite, tem que tirar." Seguindo essa linha de pensamento, é possível depreender nitidamente que grande dos civis tendem a abandonar os estudos pelo entendimento que sempre haverá um meio educacional próximo, mas, nem sempre terá a garantia do pão na mesa. Consequentemente, o quantitativo de crianças em meios trabalhistas pende a crescer.
Outrossim, o grande vácuo existente entre escolas públicas e privadas corroboram a perpetuação da problemática. Sob a ótica do educador Paulo Freire, " Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda." Nessa perspectiva, é perceptível um meio onde as oportunidades não são as mesmas oferecida a todos. Dessa maneira, as pessoas agem com desistência a algo que não deveria ser tão complexo.
Diante dos fatos supracitados, é notório que o Governo deve oferecer uma bolsa auxílio no valor de um salário mínimo e meio as pessoas de baixa renda, em parceria com a família e a escola, evitando o trabalho precoce. Ademais, o MEC e o Governo Estadual deve estabelecer a igualdade de estudo e abranger aos locais de maior precaridade no Brasil. Facilitar a ida aos mais necessitados, fornecendo veículos gratuitos em todas as horas do dia, com intuito estudantil. Assim, a coroa já faria parte do rei, um só acompanhamento em comparação ao rapper Black.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 100
Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão, ou seja, com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido a partir de considerações próximas ao senso comum ou muito próximas do que foi proposto nos textos motivadores, sem progressividade, ou ainda o texto apresenta domínio precário do tipo textual exigido, com poucas características de uma dissertação, ainda que se reconheça o tema proposto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores apresentados na proposta de redação.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 100
Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, sem clareza, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.