De acordo com uma pesquisa realizada pelo PRODES (Programa de Cálculo do Desflorestamento da Amazônia), cerca de 135 terras indígenas foram atingidas pelo desmatamento. Nessa perspectiva, tal conjuntura se dá devido ao desenvolvimento do agronegócio e da pecuária no país, pois se criou uma necessidade de terem maior território para plantio e criação de animais por parte da bancada ruralista. Entretanto, esse progresso se dá devido ao desmatamento de áreas florestadas, tais como a floresta amazônica - o que em alguns casos vem sendo terras designadas aos indígenas. Deste modo, é necessária a resolução deste problema, buscando assim, a refutação de pesquisas como a do PRODES.
Consequentemente a demarcação de suas terras, os povos indígenas sofrem com a aversão da sociedade, que em pleno século XXI ainda age e pensa como os portugueses do século XVII, quando os colocam em segundo plano suas participações na comunidade moderna. Deste modo, a sociedade se vê como superior em comparação com os povos indígenas, quando se estabelece que, a língua portuguesa é a oficial, enquanto a deles é somente um linguajar, assim como os rotular e considerar sua cultura como algo folclórico. Portanto, essa celeuma cultural urge ser solucionada em razão de evitar uma sociedade totalmente desigual e preconceituosa.
Conclui-se que, é mister a resolução dos problemas apresentados, buscando amenizar o quadro em que se encontra o país. Nesse sentido, é concernente a FUNAI - Fundação Nacional do Índio - em parceria com o ministério público, uma melhora na fiscalização e na demarcação de terras, por outro lado, é preciso que a SEDUC (Secretária da Educação) em conjuntura com o ministério da cultura e com algumas aldeias, a criação de projetos de intercâmbios entres os alunos e indígenas. Esses intercâmbios se dariam por intermédio de visitas em aldeias indígenas, tendo como objetivo o intuito de tirar o estigma associado a esse povo e uma maior compreensão da cultura e costumes dos mesmos, por consequência disso, a inclusão dos índios a comunidade se tornaria cada vez mais fácil. Obtendo de certa forma, uma sociedade mais compreensiva e acolhedora em relação aos indígenas e ao então fim da bolha cultural em que a sociedade se encontrava, evitando desta maneira esse endeusamento que José de Alencar fez em sua obra "Iracema".
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 150
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 150
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 150
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 150
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 145
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.