A tecnologia neste período de quarentena, a internet e as redes sociais vêm trazendo benefícios para uma grande parte das pessoas, exemplo: As possibilidades de trabalho home office, aulas online, a comunicação, entre outros, através das telas de smartphone e computadores. Tendo em questão a situação atual pandemica, é essencial o isolamento social, para com todos. Isso por sua vez, afetou as relacionamentos sociais, seja pelo excesso de convívio com pessoas da mesma residência e a faltar dele com as demais, todas as relações foram afetadas.
Nesse sentido, as redes sociais se tornaram grandes aliadas no confinamento, manifestando a convivência virtual com parentes, amigos, mesmo em distância e até como finalidade de "desconectar"um pouco e se distrair. No entanto, o distanciamento acarretou a vulnerabilidade dos jovens, chamada "síndrome da gaiola" que de acordo com a psicopedagoga Quézia Bombonatto, explicar: "O pássaro dentro da gaiola tem a consciência que ela está aberta, mas não quer voar". Isso se diz ao fato dos jovens estarem com medo de se relacionar fisicamente na sociedade, por causa do vírus em questão.
Mediante ao cenário a sociedade enfrentar o chamado "abstinência social", que por sua vez, afetar o âmbito físico e psicológico da vítima, gerando inseguranças, medo, frustrações, ansiedade e problemas em se conviver socialmente. Nesse contexto, em relação ao isolamento ainda se faz necessário, por isso a interação via virtual se faz presente como formar de se comunicar, mas não só, como também o ideal quando necessário é a ajudar profissional. Nessa mesma pespectiva o Ministério da Educação deveria abordar a pedagogia como apoio a crianças e adolescentes, provendo projetos e aulas didáticas sobre a importância do diálogo, em prol dos valores éticos e humanitários, em parceria com os responsáveis para ajudar , estimular à construção social e harmônica dos jovens na sociedade, no pensar do bem comum.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.