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Por nathaliaps45
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No teatro grego, a interpretação de personagens fictícios se dava pela construção de personas, máscaras usadas para caracterizar os artistas, sendo peça essencial para seu desempenho em cena. Análogo a isso, nota-se como o mecanismo voraz das plataformas digitais têm, com vigor, invadido e moldado a vida dos jovens, sendo palco para a construção de personas digitais. Notoriamente, destaca-se como os efeitos do comportamento de tal público nas redes, dão aval para patologias comportamentais geridas pelo panóptico midiático, resultando em um narcisismo que inibe a criação de vínculos reais e é ponte para realidades pseudo-construídas.
Em princípio, cabe destacar como o uso abusivo das redes sociais pelos jovens, força o indivíduo a produção de si mesmo. Nesse sentido, as interações virtuais, entorpecem os jovens, tornando-os alheios ao outro e alienando-os da própria identidade, estimulando, cada vez mais, a busca por reconhecimento nos perfis mascarados estampados em rede. Não o bastante, os mecanismos de vigilância social que monitoram o comportamento dos usuários, tensionam os jovens narcisos a buscarem práticas que gerem retorno positivo, inibindo um eventual cancelamento virtual. De tal modo, o círculo vicioso de estímulos identitários, arsenal das plataformas digitais, modelam o comportamento de seus usuários, sendo fábrica para toda uma geração de cabeças baixas.
Ademais, como lembra Milton Santos, geógrafo brasileiro, “A alienação como fábrica de enganos, se robustece e se alastra, num mundo em que os homens pouco se comunicam pela emotividade e se deixam mover como instrumentos.". Seguindo essa linha de pensamento, destaca-se como as mutações geradas pelo uso excessivo das mídias sociais, pelos jovens, seduzem tal público estimulando a projeção de cenários idealizados. Nesse sentido, a instrumentalização dos indivíduos online, promove a fabricação de realidades dissimuladas e frustrantes.
Fica evidente, portanto, que para reverter os efeitos do comportamento dos jovens nas redes sociais, faz-se necessário a ação das plataformas digitais, acerca da criação de mecanismos que notifiquem seus usuários, do tempo gasto online, os conscientizando dos limites aceitos como saudáveis e das possíveis consequências caso ultrapassados. Não o bastante, cabe ao Ministério da Educação a promoção de campanhas nas escolas que, através de palestras e seminários, abram espaço para a reflexão do papel das redes sociais na construção da autoimagem dos jovens e os riscos de seu uso excessivo. Dessa forma, sendo dispensável a construção de personagens fictícios, podendo os jovens expressarem sua verdade e desfrutarem de uma vida plena em sociedade.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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