Por EduardoPortu
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Tema de redação da FGV

Respeito e diversidade: Como o jovem brasileiro lida com sexo e sexualidade
“Conhece a ti mesmo” Já dizia Platão, a partir dessa premissa a questão da educação sexual nas escolas brasileiras é colocada em pauta. Assim, como autoconhecimento e religião influenciam na vida sexual de milhões de estudantes.

No filme a Garota Dinamarquesa é retratado a história do primeiro homem que passa por uma cirurgia de redesignação sexual. Durante a obra o sofrimento tanto físico e psicológico do personagem é exposto. Da mesma maneira, milhares de jovens e adolescentes sofrem com tais questões atualmente. Assim, é papel da escola fornecer uma educação sexual de qualidade, afim de que com o autoconhecimento adquirido os alunos consigam se relacionar melhor com questões de gênero e sexualidade.

No Brasil a religião sempre foi um aspecto muito presente, desde a colonização pelos padres jesuítas e até hoje com a bancada evangélica na câmara de deputados. Entretanto, devido as raízes históricas a educação sexual nas escolas encontra diversos problemas. De acordo com a constituição federal de 1988 o Brasil é um país laico. Porém, isso não foi demonstrado na votação da base curricular nacional onde por pressões religiosas a pauta da educação sexual foi vetada. Estas atitudes trazem futuro incerto para milhões de jovens que podem ser vítimas de DST’s, preconceitos, gravidez indesejada e sofrimento em relação a própria sexualidade.

Por fim, a educação sexual é uma pauta extremamente importante num país com milhões de jovens que é o caso do Brasil. Consequentemente, cabe as escolas ensinar e conscientizar . Apesar de que muitos considerem tal ato “pecado” . Cabe ao estado agir de acordo com a constituição e respeitar as diferenças. Pois, somente com o autoconhecimento, respeito e educação é possível que homofobia, gravidez na adolescência e DST’s sejam algo do passado.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

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Por kenshi
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#61114
Na minha opinião sincera, não deve haver educação sexual nas escolas brasileiras simplesmente pelo fato dos jovens terem que conhecer a si mesmo por si mesmo, se bem me entende. É meio bobo pensar assim, porém é muito melhor; o autoconhecimento é muito importante para o jovem atualmente, e, se tiver dúvida em relações a ele mesmo, pode ir na internet e pesquisar sobre. Se eu fosse um pai, não confiaria a sexualidade de meu filho, muito menos da minha filha a um professor ou professora que nem conheço. Sei que talvez pareça desconfortável para os filhos conversarem com seus pais sobre isso, mas é necessário e muito melhor do que perguntar a um desconhecido.
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