Respeito e diversidade: Como o jovem brasileiro lida com sexo e sexualidade
“Conhece a ti mesmo” Já dizia Platão, a partir dessa premissa a questão da educação sexual nas escolas brasileiras é colocada em pauta. Assim, como autoconhecimento e religião influenciam na vida sexual de milhões de estudantes.
No filme a Garota Dinamarquesa é retratado a história do primeiro homem que passa por uma cirurgia de redesignação sexual. Durante a obra o sofrimento tanto físico e psicológico do personagem é exposto. Da mesma maneira, milhares de jovens e adolescentes sofrem com tais questões atualmente. Assim, é papel da escola fornecer uma educação sexual de qualidade, afim de que com o autoconhecimento adquirido os alunos consigam se relacionar melhor com questões de gênero e sexualidade.
No Brasil a religião sempre foi um aspecto muito presente, desde a colonização pelos padres jesuítas e até hoje com a bancada evangélica na câmara de deputados. Entretanto, devido as raízes históricas a educação sexual nas escolas encontra diversos problemas. De acordo com a constituição federal de 1988 o Brasil é um país laico. Porém, isso não foi demonstrado na votação da base curricular nacional onde por pressões religiosas a pauta da educação sexual foi vetada. Estas atitudes trazem futuro incerto para milhões de jovens que podem ser vítimas de DST’s, preconceitos, gravidez indesejada e sofrimento em relação a própria sexualidade.
Por fim, a educação sexual é uma pauta extremamente importante num país com milhões de jovens que é o caso do Brasil. Consequentemente, cabe as escolas ensinar e conscientizar . Apesar de que muitos considerem tal ato “pecado” . Cabe ao estado agir de acordo com a constituição e respeitar as diferenças. Pois, somente com o autoconhecimento, respeito e educação é possível que homofobia, gravidez na adolescência e DST’s sejam algo do passado.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.