Em primeira análise, é apropriado comentar sobre a influência que as redes de comunicação têm sobre as pessoas, principalmente nas crianças e adolescentes. Com isso, acaba sendo frequente os casos em que há um excessivo compartilhamento de informações pessoais que pode ocasionar em uma ruptura na privacidade, e assim submetendo os demais usuários aos chamados "golpes virtuais", como por exemplo, as falsas propostas que resultam na clonagem de dados pessoais, e em casos extremos, essas abordagens podem fazer crianças serem vítimas de assediadores virtuais.
Somado a isso, pode-se ter como base uma pesquisa realizada pela Universidade de Oxford, no Reino Unido, onde foi analisado o cotidiano de 12 mil adolescentes. Essa observação mostrou que dentre eles, cerca de 80% utilizavam a internet como válvula de escape da realidade, ou seja, faziam isso para fugir de seus problemas. Sendo assim, pode se constatar que muitos usuários desse sistema, sentem-se à vontade de compartilhar desabafos, para que assim, possam diminuir a insatisfação da vida, assim como relatado na pesquisa.
Em suma, medidas são necessárias para que esse problema seja mitigado, tendo como principais condutores, os órgãos educacionais (escolas e universidades), que possuem grande influência no desenvolvimento das crianças e adolescentes. Sendo assim, eles deverão auxiliar os alunos de modo a apontar as consequências do mau uso da Internet, além de incentivá-los a tomarem cuidado com as coisas que partilham. Com isso, as pessoas poderão compreender os malefícios e benefícios dessa rede virtual, e desenvolverem um pensamento crítico acerca do assunto.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.