Com a colonização através dos europeus , o Brasil que possuía uma identidade , teve que a deixá-la esquecida para se enquadrar no padrão Português de vivência. A introdução ao Catolicismo , com a Companhia de Jesus , onde mais tarde em 1553 foram apresentados ao Padre Anchieta .
Desde o início do nosso Brasil , uma identidade é tirada de nós por muito tempo , desvalorizada e inegavelmente descontraída pela Coroa Portuguesa.
O índio no Brasil atual , infelizmente sofre por perda de território, perda de valorização da cultura, e pelas queimadas , citando até mesmo a queimada da Amazônia em 2019. Mesmo com recursos " reparatórios " para pretos, pardos e indígenas, é perceptível que a maioria infelizmente ainda não entende que índio não é um estilo de vida , não é algo tatuado em você para que alguns digam que se vitimizam , o índio carrega em si a bandeira do Brasil toda , nossa originalidade vem da raça indígena , que miscegenada se construiu essa variedade de raças no nosso país .
Ainda no século XXI há pessoas que possuem um enorme pré conceito sobre os índios, onde os mesmos são rotulados por não serem dotados da inteligência para cargos na sociedade contemporânea. Um índio ser juiz , advogado , engenheiro, professor , médico ou entre tantas outras profissões ainda é algo de extrema surpresa .
A população precisa entender que o povo indígena , é gente como a gente , e para a inteligência não se existem limites .
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.