Deve-se destacar, de início, a poluição do meio ambiente como um dos complicadores do problema nesse sentido, segundo Rousseau, cabe ao Estado proporcionar ações que garantam o bem-estar da população. No entanto, nota-se, no Brasil, que a questão do lixo rompe com as defesas do filósofo, uma vez que se constitui como uma ameaça para o meio ambiente, prejudicando as vidas de todos os seres que dele dependem, pois, através da poluição de seu "habitat", facilita-se a ingestão do lixo. Dessa forma, é inaceitável que isso continue ocorrendo, violando o que é exigido constitucionalmente.
Denuncia-se também o agravamento do problema por parte da proliferação de doenças associadas ao mau armazenamento do lixo. Consoante Bauan, sociólogo polonês, algumas instituições perderam a sua função social, embora ainda mantenham a sua essência. Nessa lógica, as escolas são cruciais não só para preparar o indivíduo para o mercado de trabalho, mas também para construir a sua consciência ambiental, alertando sobre a relação entre o descarte incorreto de dejetos e o aumento de casos de doenças como a dengue, por exemplo. Desse modo, ao passo que a instituição não cumpre com a sua obrigação, a questão do lixo se mantêm em vigor, fazendo jus ao pensamento de Bauman.
Assim sendo, é evidente que a questão do lixo configura-se como um problema que precisa ser resolvido. Portanto, de modo a estimular a preservação do ambiente, a escola deve agregar aulas de educação ambiental em sua grade curricular. Além disso, as mídias devem promover campanhas sobre a importância do armazenamento correto do lixo, e divulgá-las nos meios de comunicação mais utilizados pelos brasileiros. Somente assim, será estabelecida uma sociedade sustentável no país.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.