Por JNakamura
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#60663
O filme Wall-e se passa em uma sociedade futurística e tem como protagonista um robô cujo objetivo é limpar o lixo espalhado pelos seres humanos no planeta Terra enquanto estes viajam pelo espaço. Fora das telas, a realidade do país não difere da aludida, uma vez que, no Brasil, a questão do lixo ainda é um problema que precisa ser resolvido. Dessa forma, faz-se necessário que medidas sejam tomadas devido não só a poluição do meio ambiente, mas também a proliferação de doenças associadas ao mau armazenamento do lixo.
Deve-se destacar, de início, a poluição do meio ambiente como um dos complicadores do problema nesse sentido, segundo Rousseau, cabe ao Estado proporcionar ações que garantam o bem-estar da população. No entanto, nota-se, no Brasil, que a questão do lixo rompe com as defesas do filósofo, uma vez que se constitui como uma ameaça para o meio ambiente, prejudicando as vidas de todos os seres que dele dependem, pois, através da poluição de seu "habitat", facilita-se a ingestão do lixo. Dessa forma, é inaceitável que isso continue ocorrendo, violando o que é exigido constitucionalmente.
Denuncia-se também o agravamento do problema por parte da proliferação de doenças associadas ao mau armazenamento do lixo. Consoante Bauan, sociólogo polonês, algumas instituições perderam a sua função social, embora ainda mantenham a sua essência. Nessa lógica, as escolas são cruciais não só para preparar o indivíduo para o mercado de trabalho, mas também para construir a sua consciência ambiental, alertando sobre a relação entre o descarte incorreto de dejetos e o aumento de casos de doenças como a dengue, por exemplo. Desse modo, ao passo que a instituição não cumpre com a sua obrigação, a questão do lixo se mantêm em vigor, fazendo jus ao pensamento de Bauman.
Assim sendo, é evidente que a questão do lixo configura-se como um problema que precisa ser resolvido. Portanto, de modo a estimular a preservação do ambiente, a escola deve agregar aulas de educação ambiental em sua grade curricular. Além disso, as mídias devem promover campanhas sobre a importância do armazenamento correto do lixo, e divulgá-las nos meios de comunicação mais utilizados pelos brasileiros. Somente assim, será estabelecida uma sociedade sustentável no país.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

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Por camis23
#60666
@JNakamura, ok!

O filme Wall-e se passa em uma sociedade futurística e tem como protagonista um robô cujo objetivo é limpar o lixo espalhado pelos seres humanos no planeta Terra enquanto esses viajam pelo espaço. Fora das telas, a realidade do país não difere da aludida, uma vez que, no Brasil, a questão do lixo ainda é um problema que precisa ser resolvido. Dessa forma, faz-se necessário que medidas sejam tomadas devido não só a poluição do meio ambiente, mas também a proliferação de doenças associadas ao mau armazenamento do lixo.
Deve-se destacar, de início, a poluição do meio ambiente como um dos complicadores do problema nesse sentido, segundo Rousseau, cabe ao Estado proporcionar ações que garantam o bem-estar da população. No entanto, nota-se, no Brasil, que a questão do lixo rompe com as defesas do filósofo, uma vez que se constitui como uma ameaça para o meio ambiente, prejudicando as vidas de todos os seres que dele dependem, pois, através da poluição de seu "habitat", facilita-se a ingestão do lixo. Dessa forma, é inaceitável que isso continue ocorrendo, violando o que é exigido constitucionalmente. (Aqui você introduz uma discussão mais consistente, mas ainda permanece na superfície. As espécies são ameaçadas pela quantidade enorme e de lixo e seus habitats são prejudicados. ok. Mas e depois? Quais são as consequências advindas da perda de habitat por parte dessas espécies? É sobre isso que é a argumentação)
Denuncia-se também o agravamento do problema por parte da proliferação de doenças associadas ao mau armazenamento do lixo. Consoante Bauman, sociólogo polonês, algumas instituições perderam a sua função social, embora ainda mantenham a sua essência. Nessa lógica, as escolas são cruciais não só para preparar o indivíduo para o mercado de trabalho, mas também para construir a sua consciência ambiental, alertando sobre a relação entre o descarte incorreto de dejetos e o aumento de casos de doenças como a dengue, por exemplo. Desse modo, ao passo que a instituição não cumpre com a sua obrigação, a questão do lixo se mantêm em vigor, fazendo jus ao pensamento de Bauman. (Nesse parágrafo, você começa bem, porém não cite no desenvolvimento o que determinado agente deve fazer, pois isso é antecipação de intervenção e isso faz sua nota despencar na competência 3 )
Assim sendo, é evidente que a questão do lixo configura-se como um problema que precisa ser resolvido. Portanto, de modo a estimular a preservação do ambiente, a escola deve agregar aulas de educação ambiental em sua grade curricular (Aqui você falha muito ao colocar em uma frase a intervenção relacionada à Escola. Siga os 4 passos necessários para uma boa intervenção. "Quem? O quê? Como? Para quê?"). Além disso, as mídias devem promover campanhas sobre a importância do armazenamento correto do lixo, e divulgá-las nos meios de comunicação mais utilizados pelos brasileiros(Aqui o mesmo problema que citei no agente interventor anterior, ínfimo detalhamento). Somente assim, será estabelecida uma sociedade sustentável no país (Faça a conclusão colocando uma retomada referente ao que você abordou na introdução. No caso, você utilizou uma produção do cinema. Então, cite ela novamente como contraponto às possíveis soluções que você propôs no último parágrafo).
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Por JNakamura
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#60668
Muito obrigada novamente ;)
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