De acordo com o site revistaeducação.com.br, em dezembro de 2018, apenas 7,3% dos jovens brasileiros que se formam no ensino médio sabem o básico de matemática. Isso se deve à como os estudantes encaram as áreas de exatas e ciências naturais pois já é cânone, entre as instituições de ensino, criar uma visão esteriotipada e desafiadora para tais matérias, logo, desmotivando jovens à buscarem conhecimentos e seguirem carreira nelas.
Ademais, a carência de laboratórios e salas de pesquisa em escolas públicas contribui para a deficiência na produção científica para gerações futuras. O que, infelizmente, atrasa a tecnologia do país deixando, assim, o modelo de produção mais arcaico.
Diante do exposto, vê-se que é necessário uma reforma no ensino. Mudanças pedagógicas com mais dinâmicas e explicações lógicas aumentam a possibilidade de interesse dos estudantes e, para isso, é preciso criar programas de treinamento didático, por parte das instituições de ensino privado, e por parte do governo para as instituições de ensino público. Sem contar a criação de verbas para a adição de laboratórios e salas de pesquisa, em escolas públicas, para que haja um aprofundamento no aprendizado científico.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada