Diante desse cenário, é oportuno pontuar que a insuficiência Legislativa contribui para os maus-tratos aos animais persistir. Acerca disso, no dia 29 de setembro de 2020 foi sancionado a lei Sansão, que visa punir praticantes de negligência contra os animais no Brasil. Entretanto, apesar da criação da lei, percebe-se que a norma vai de encontro no cenário vigente, haja vista que ONGs de proteção animal apontam uma crescente denúncia relacionada ao maus-tratos aos bichos que, consequentemente, além de comprovar a ineficácia da norma, resulta na impunidade dos criminosos, de maneira a comprometer a resolução desse cenário fúnebre. Logo, tal negligência inviabiliza a dissolução desse contexto inaceitável, visto que causa danos sociais, tais como doenças eminentes à saúde pública, como zoonoses.
Pontuasse, outrossim, o agravamento do imbróglio por parte da apatia dos criminosos. Diante disso, para o poeta Jeremy Bentham, não importa se os animais são incapazes ou não de pensar, o que importa é que são capazes de sofrer. Nessa percepção, a sensibilidade evidenciada no pensamento do poeta não se materializa pelos praticantes dessa negligência contra os animais, tanto doméstico quanto os silvestres, pois como eles são incapazes de falar, acabam sofrendo tais violências, o que leva a persistência do problema. Sendo assim, é fundamental que haja uma intervenção para que todos os animais não sofram tais crueldades.
Em suma, são necessárias medidas que atenuem a persistência dos maus-tratos aos animais. Para isso, as escolas, enquanto espaço de democracia do saber, deve promover palestras educativas, tanto nas escolas privadas, como na pública, sobre a importância de cuidar e proteger os animais, de modo a conscientizar sobre a negligência contra os bichos e que é errado cometer tais crueldades. Outrossim, o Poder Executivo Federal deve concretizar a lei e aumentar a punição dos criminosos. E com isso, a insatisfação vai ser, de fato, o primeiro passo para um progresso da nação.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada