Em primeiro lugar, o sistema de educação a distância (EAD) promoveu um grande avanço para os meios de ensino, por exemplo, a versatilidade para estudar e a facilidade para conciliar os estudos com o trabalho. No entanto, esses significativos avanços, estavam sendo ampliados gradativamente. Todavia, com o surgimento do coronavirus e consequentemente a pandemia, foi necessário o fechamento simultâneo, por questões sanitárias, de escolas e universidades. Em virtude disso, rapidamente, o ensino a distância passou a ser o principal meio de docência no Brasil e nem todos estavam preparados para essa mudança abrupta. Por conseguinte, inúmeras crianças e adolescentes ficaram sem aulas devido a ausência de acesso a tecnologia e plataformas digitais.
Ademais, educadores enfrentaram dificuldades para se adaptar a nova modalidade de ensino e vinculado a isso, a pandemia agravou o estado de pobreza no país. De acordo com o Fundo das nações unidas para infância (UNICEF) cerca de 4,8 milhões de criança e adolescentes de 9 a 17 anos, não têm acesso a internet em casa e por consequência, infelizmente, esses jovens ficam segregados da educação agravando ainda mais a desigualdade educacional.
Em suma, fica evidente a priorização do combate a desigualdade no ensino. Sobretudo, é fundamental que o Ministério da Educação, juntamente com empresas privadas de tecnologia, promova o contato igualitário às plataformas digitais, para os jovens de baixa renda mensal que não possui computadores e acesso a internet, fazendo a doação desses equipamentos e que em concomitância a mídia televisiva desenvolva aulões transmitidos ao vivo com revisões de conteúdos prioritários do ensino fundamental e médio, se tornando uma segunda opção de contato com o aprendizado.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 173
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 147
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 187
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 173
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.