Em primeiro plano, vale destacar que sequer o escritor modernista, Oswald de Andrade, omitiu-se de usufruir da costumeira linguagem coloquial, em seu poema pronominais. Contudo, para determinados grupos, os vícios da fala são motivo de completa deterioração educacional, seguindo este raciocínio, em casos nefastos desperta certa abominação nos apreciadores da norma culta. Segundo o professor, linguista e filósofo Marcos Bagno, todo juízo de valor negativo as variedades linguísticas de menor prestígio social está diretamente ligado a preconceitos, sejam eles culturais, regionais ou socioeconômicos.
Faz-se "mister", ainda, salientar a ignorância destes quanto ao vocábulo regional, porquanto tornando-se mais um fator catalisante para tal intolerância. De acordo com Confúcio, filósofo chinês, a cultura está acima da diferença da condição social. Diante do exposto, é lícito afirmar que análogo à essas atitudes está a perseguição cultural realizada por extremistas linguísticos.
Infere-se, portanto, que ainda há entraves para garantir a solidificação de políticas que visem um mundo melhor. Dessa maneira, urge que o ministério da educação, juntamente as escolas elaborem palestras socioeducativas, de modo a instruir aos jovens sobre a bagagem histórica que há na língua do brasileiro, ademais através dos meios de comunicação propagar e exigir o respeito ao povo falante, com desígnio de formar cidadãos e profissionais transigentes. Dessa forma, o Brasil poderá superar a discriminação ao dialeto coloquial.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.