Nesse sentido, a Organização Mundial da Saúde (OMS) registrou que mais de 50% dos medicamentos receitados são vendidos sem prescrição médica, o que demonstra uma infração da lei por parte das farmácias e drogarias, que acabam contribuindo para o uso inadequado desses medicamentos. Outro agravante deste problema é a falta de acesso das classes mais baixas aos fármacos essenciais e, por isso, acabam recorrendo a métodos extraoficiais para conseguir os mesmos.
Ademais, mesmo que obtidos de forma legal, os medicamentos, se usados de maneira inadequada (como o uso excessivo) podem gerar graves problemas e complicações no tratamento de determinadas doenças. A estigmatização dos funcionários de saúde também está presente na sociedade brasileira, causado pela desinformação de parte da população. Isto também contribui para o agravamento da automedicação, pois gera um hábito de solucionar os problemas de saúde corriqueiros de forma caseira.
Diante dos argumentos apresentados, é necessário que o Ministério da Saúde intervira por meio de ações publicitárias nas redes sociais (Instagram, Twitter) para conscientizar a população sobre os riscos da automedicação, aumentar a fiscalização e rigidez das leis que regem as vendas de fármacos, além de melhorar a eficiência e a destinação das verbas públicas de saúde, e assim, alcançando a diminuição dos índices de automedicação.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.