Deve-se destacar, de início, a contaminação de solos e rios como um dos complicadores do problema nesse sentido, segundo Rousseau, na obra "Contrato Social", cabe ao Estado proporcionar ações que garantam o bem-estar da população. No entanto, nota-se, no Brasil, que a questão do lixo rompe com as defesas do filósofo iluminista, uma vez que se constitui como uma ameaça para o meio ambiente, prejudicando as vidas de todos os seres que dele dependem. Dessa forma, é inaceitável que a poluição e contaminação continuem ocorrendo e violando o que é exigido constitucionalmente.
Denuncia-se também o agravamento do problema por parte da proliferação de doenças associadas ao mau armazenamento do lixo. Consoante Bauan, sociólogo polonês, algumas instituições perderam a sua função social, embora ainda mantenham a sua essência. Nessa lógica, as escolas são cruciais não só para preparar o indivíduo para o mercado de trabalho, mas também para formar sua consciência ambiental. Destarte, ao passo que a instituição não cumpre com a sua obrigação, os impasses voltados a questão do lixo se mantêm em vigor, fazendo jus ao pensamento de Bauman.
Assim sendo, é evidente que a questão do lixo configura-se como um problema que precisa ser resolvido. Portanto, de modo a estimular a preservação do ambiente para as futuras gerações, a escola deve agregar aulas de educação ambiental na grade curricular de seus alunos. Além disso, as mídias devem atuar através de campanhas sobre a importância do armazenamento correto do lixo, divulgadas nos meios de comunicação mais utilizados pelos brasileiros. Somente assim, será construída uma sociedade sustentável no país.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.