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Por Eunicelima
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O antropólogo e político brasileiro, Darcy Ribeiro, citou a seguinte frase : "o Brasil, último país a acabar com a escravidão, tem uma perversidade intrínseca na sua herança, que torna a classe dominante enferma da desigualdade, do descaso." nesse sentido, umas das principais problemas desse assunto é o Racismo e a desigualdade social.

Em primeira análise, a constituição Federal de 1988 (atual) garante oportunidade igualmente perante a lei, entretanto, o número de pessoas brancas que conseguem vaga na faculdade é trabalho em empresas corporativas é uma diferença alarmante comparado a pessoas negras. "É mais fácil desintegrar um átomo do que um preconceito", essa frase de Albert Einstein representa bem a sociedade brasileira. É inadmissível uma situação dessa nos dias atuais.

Além disso, o Brasil é o segundo país com maior concentração de renda. Segundo O IBGE, 56% da população brasileira é negra ou parda, nesse contexto, a concentração de renda que fica com as pessoas brancas, acaba gerando uma desigualdade social extrema. Nos principios da física, a lei da inércia de Isaac Newton, diz que é preciso forças externas para mover um corpo, em outras palavras, é preciso que estruturas sociais atuem nessas problemáticas para que ela se resolva.

Portanto, para que possamos minimizar o racismo e ter uma sociedade mais equalitária, urge que o governo federal faça propostas com mais inclusão social por meio de programas governamentais que incluam cada vez mais pessoas negras e periféricas que têm poucas oportunidades. Somente assim, o Brasil irá se aproximar da obra da sociedade retratada por Thomas Morus na obra Utopia.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

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Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

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