Em primeira análise, é necessário ressaltar os problemas psicológicos adquiridos pelas crianças e adolescentes devido a Alienação Parental. Análoga a essa problemática, tem-se o documentário "A Morte Inventada", disponível no Youtube, o qual apresenta relatos reais de vítimas da Alienação Parental e revela os impactos inerentes a essa prática que validam, em muitos casos, a incidência de doenças mentais. Em virtude disso, é perceptível os impactos negativos que essa problemática traz. Faz-se imprescindível, portanto, a dissolução dessa conjuntura.
Ademais, convém frisar que a manutenção desse revés resulta em uma formação negativa do indivíduo para a vida adulta. Nesse contexto, o âmbito familiar é considerado como um agente primário socializador do indivíduo, é no cenário doméstico que experiências vividas durante a infância contribuem de forma direta para a formação enquanto adulto. Logo, ao crescer em um ambiente desunido e conturbado, o ser humano tende a reproduzir tais práticas ao passar dos anos. Tendo em vista a problemática supracitada, medidas são necessárias para resolvê-la.
Portanto, medidas devem ser tomadas para o combate à Alienação Parental. Para isso, o Ministério da Educação - Órgão Federal encarregado do estudo e despacho de todos os assuntos relativos ao ensino, juntamente com os Conselhos Tutelares devem incentivar a educação intelectual desde a infância, por meio de palestras com psicólogos e juristas nas escolas, além de oferecer aulas com atividades que proporcionem reflexões críticas acerca da autossuficiência cognitiva, a fim de que crianças e adolescentes com pais separados possam opinar nos processos legais de guarda, além de cumprir o prometido no artigo 6.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 190
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.