É fato que a alfabetização revolucionou a vida em sociedade nas mais variadas esferas. Porém, há uma grande quantidade da sociedade brasileira que é aflingida pelo analfabetismo. O Brasil ainda enfrenta problemas no que diz respeito à exclusão da parcela socialmente vulnerável da sociedade. Pesquisas apontam, que os métodos utilizados para a alfabetização no país estão ultrapassados, ainda se ensina a ler e a escrever baseado na memorização, inibindo a criatividade.
Verifica-se que a una ampla exclusão para a parte da sociedade que tem renda pequena, inúmeras pessoas saem das escolas por precisarem trabalhar para ajudar na renda financeira da família, incluindo crianças e adolescentes. Consequentemente se acostumam com isso e levam a vida como se o fato de não saberem ler e escrever não influênciasse em nada.
Segundo pesquisadores da Associação Brasileira de Ciências a forma de ensino no Brasil tem estado ultrapassada, a tempos tem sido um estudo baseado na obrigada memorização dos estudantes para aprenderem tal assunto. Com isso acabam dificultando no aprendizado e criatividade do aluno, levando em consideração que nem todos têm facilidade em memorizar todos os assuntos estudados.
Em virtude dos fatos, caminhos devem ser elucidados para resolver esses impasses. Sendo assim, cabe ao governo federal - órgão responsável pelo bem-estar da população - elaborar um plano nacional de incentivo à alfabetização, de modo a instituir ações para beneficiar financeiramente a população, por exemplo formas de trabalhar sem sair da escola. Isso pode ser feito por meio de uma união entre prefeitos, governadores e entidades federais. E também cabe aos educadores criarem formas de ensino que envolva e exercite a criatividade dos alunos, para assim terem uma aula produtiva. Dessa forma criariamos caminhos para resolver a questão do analfabetismo no Brasil.
Obrigada corretor (a)!
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada