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Por Jocklevirol
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A adolescência é um período marcado por intensas mudanças, sejam elas no corpo, nas relações interpessoais e intrapessoal, nas perspectivas para o futuro etc. No meio dessa confusão os sinais de uma puberdade comum podem acabar escondendo os sintomas de uma depressão. Esse quadro depressivo, se não tratado, poderá influenciar todo o futuro desse adolescente.
Segundo um levantamento realizado pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), 21% dos jovens de 14 a 25 anos apresentam sintomas que indicam a depressão, com o índice chegando a 28% entre as mulheres. Fábio Barbirato, chefe da psiquiatria infantil da Santa Casa, aponta que 77% dos adultos depressivos possuem um histórico de sintomas de depressão na infância, ele também apresenta os riscos graves de uma depressão não tratada: evasão escolar, abuso de álcool e suicídio (a terceira maior causa de morte entre os jovens). No conjunto de todos esses dados assustadores podemos somar outro fato pessimista: a desinformação, seja ela de jovens (pacientes), responsáveis e até mesmo de médicos (2 em cada 3 médicos não dão um diagnóstico correto para a depressão) a respeito do assunto.
A depressão é um quadro clínico que necessita de acompanhamento profissional e apoio familiar, sendo passível de cura. Entre tudo de ruim em tal quadro, o pior pode ser apontado como a falta de tratamento ou ignorar o problema como um mal menor devido a inconsciência sobre o problema. Para evitar essas possibilidades é necessário que ocorra uma conscientização e instrução correta sobre o problema e suas possíveis soluções/tratamentos, tal conscientização merece, e deve, receber todo o apoio de profissionais da área e de governantes, afinal, os jovens são o nosso futuro.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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