so pessoal e profissional, pois foi a partir da leitura que o personagem principal consegui evoluir em seu aprendizado e na sua vida como cidadão. Dessa for-ma, faz-se necessário analisar as causas negligên-
ciais da leitura no âmbito domiciliar e as consequên-
cias provocadas por esta.
A princípio, é válido apontar as causas dessa negligênciação da leitura e os motivos pelos quais esse problema persisti. Nessa lógica, isso acontece devido à ausência desta no ambiente familiar, seja por pais ou filhos, pois na maioria dos casos infes-
lizmente têm pais analfabetos, o que prejudica em não poder ajudar os seus filhos e vice-versa. Com is-
so, segundo Epicteto, filósofo grego, " Só a educação liberta". No entanto, de maneira comparativa à frase, na realidade atual é inexistente essa libertação ain-
da, no que corrobora ao tema existente.
Ademais, é mister destacar as consequên-
cias do problema proposto, assim, privando uma so-
lução precoce do impasse em pauta. Dessa maneira, isso ocorre devido a diversas reações negativas co-
mo: não aprender a ler, por causa de um ensino defi-
citário ou pela redução do hábito de consulta para com este, que prejudicará no futuro dessas pessoas em conseguir um emprego digno. Desse modo, se-
gundo o escritor Antônio Lobo, " Um povo que lê nunca será um povo escravo". Logo, de acordo com ele, é necessário que o ser humano aprenda ler para não se tornar prisioneiro nessa bolha da leitura e es-
cravo diante disso.
Em suma, medidas são necessárias para intervir essa problemática do analfabetismo. Para is-
so, o Ministério da Educação deve realizar uma cam-
panha que terá como nome " Leia Mais ", essa cam-
panha terá como base principal enfatizar que ler é importante, por meio do auxílio da " internet" como intermédio para isso ocorrer, além de palestras nas escolas e entrega de livros didáticos gratuítos, com intuito de ajudar pessoas analfabetas a lerem. Além disso, o Governo deve destinar verbas em prol de tal ação já citada, mediante verbas governamentais, com intuito dessa ação concretizar a fim de solucio-
nar o problema. Espera-se, com essas iniciativas, resolver o problema assim como no filme " Mãos Talentosas". @jherodrigues olha essa redação e assim que possível me manda o resultado
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.