Inicialmente, é fulcral pontuar que essa infração deriva da fraca atuação dos setores governamentais, no que concerne à criação de mecanismos que coíbam tais recorrências. Segundo o pensador Thomas Hobbes, é dever do estado garantir o bem-estar da população, entretanto, sob esse viés, observa-se que isso não ocorre no Brasil, devido à ineficiência das autoridades no cumprimento das leis que julgam tal ato, visto que muitos infratores ficam impunes das infrações cometidas.
Ademais, é válido ressaltar a negligência por parte dos parentes da vítima como promotor do problema. Recorrentemente, vê-se notícia como a do menino Miguel, de apenas cinco anos, em Recife. Ele foi deixado sozinho pela patroa de sua mãe no elevador de um prédio, de onde caiu e não resistiu aos ferimentos. A família muitas vezes acaba confiando os cuidados da criança a qualquer um ou simplesmente deixam ela só em seu lar, acarretando assim em consequências irreversíveis. Desse modo, faz-se mister a reformulação desse contexto urgentemente.
Portanto, medidas são necessárias para solucionar essa problemática na sociedade brasileira. Logo, o Ministério da Justiça em parceria com os órgãos competentes, deve aumentar a fiscalização, através de uma força-tarefa que acompanhará esses casos com mais atenção, a fim de que dessa maneira possa-se aplicar as leis com mais exatidão. Em paralelo a isso, deve também, juntamente com especialistas da área de segurança, promover cartilhas e palestras para os pais sobre os perigos que esse tipo de situação pode trazer para seus filhos. Sendo assim, atenuar-se-á, em médio e longo prazo, o impacto nocivo dessa transgressão, e a coletividade alcançará a Utopia de More.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 167
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 173
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.