A isenção de tributos sempre se apresentou como melhor maneira de democratizar os livros. O fato de que a ausência de qualquer imposto permite a chegada de obras nas camadas populacionais mais amplas, como foi dito no manifesto Em Defesa do Livros, escrito em 2020 pelas entidades relacionadas à literatura. Ou seja, o tributo sobre os livros podem impedir o acesso à cultura pelo povo.
O decréscimo na publicação de livros, caso aprovada a emenda, terá como principal causa a dificuldade do escritor ao lançar um livro. É o que afirma o editor da Editora Aleph, Daniel Lameira, em média o lucro de um autor é de 10% sobre o preço do livro, o valor cobrado pelo imposto ultrapassaria essa quantidade, desincentivando os escritores a publicar suas obras. Tal coisa pode causar a decadência de editoras e, consequentemente, dificultar a procura de obras.
Portanto, para evitar o surgimento de problemas em relação a essa cobrança no valor do livros, entidades representativas do livro devem, por meio investimentos e patrocínios, criar feiras do livro que facilitem a aquisição de títulos para a população, a fim de disseminar a cultura para todos. Ademais, o Governo deve, através da legislação, oferecer auxílio aos escritores iniciantes, a fim de evitar a queda na produção e incentivar mais indivíduos a publicar suas obras. Desse modo, a emenda que começou com Jorge Amado pode perdurar.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 40
Você atingiu aproximadamente 20% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. O texto não defende ponto de vista a respeito do tema proposto e/ou apresenta informações, fatos e opiniões pouco relacionados ao tema, superficiais ou incoerentes.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 100
Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.