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Por Dyosouzattam
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No filme estadunidense “Mãos Talentosas”, o personagem principal, Ben Carson, demonstra mudanças repentinas no seu comportamento, que contém como estopim, suas notas extremamente baixas na escola, logo querendo optar pela desistência. Fora da ficção, o quadro apresentado é um estilo de vida de muitos brasileiros, começando na primeira fase escolar, apresentando problemas no transporte escolar e rodovias, e conforme a idade avança, a necessidade de trabalhar para ajudar em casa, se torna o principal motivo.
Em primeiro instante, no início do período escolar, crianças de cinco à 10 anos, são afetadas pelas falta de transporte público e a baixa qualidade das estradas e rodovias em zonas rurais fazendo com que o alcance de contato seja escasso, adverte o economista Sir Arthur Lewis, reforçando que a educação, nunca foi uma despesa, mas um investimento com um retorno garantido para a sociedade.
Ademais, quando o problema não se encontra na infância, ressurge no início da adolescência, onde grande maioria está no final do ensino fundamental dois e entrando no ensino médio, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, IBGE, afirma que no ano de 2020, mais de 10 milhões de brasileiros não se encontra matriculado em redes escolares possuindo como motivo, a necessidade de trabalhar para ajudar a renda financeira familiar.
Portando, tendo em vista os fatos mencionados, se tem como principal responsabilidade a intervenção do Estado para a deliberação de verbas para reformas das estradas do setor rural, a compras de ônibus para todas as instituições públicas nacionais, juntamente com o Ministério da Educação, para a realização de monitorias ativas de todos os estudantes em suas situações financeiras, para que assim, como no filme, a retomada de motivação, levando todos os estudantes, conseguirem terminar toda a sua trajetória escolar.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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