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Por lireandrade
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#60192
O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), prevê em seu artigo 3º, todos os direitos fundamentais intrínsecos à pessoa humana, garantindo assim, proteção integral, condições de liberdade e de dignidade. Contudo, tal direito não tem se aplicado de forma efetiva na prática, ao observar que os casos de abuso contra crianças e adolescentes ainda registram altos índices, tanto na questão da exploração do trabalho infantil quanto no contexto da violência. Diante deste cenário, cabe avaliar os fatores deste problema que persiste no país, pela falta de ações do poder público.
Inicialmente, é essencial pontuar os principais fatores para o crescimento do trabalho infantil no Brasil, que se dá pela pobreza e a educação de baixa qualidade, as quais persistem pela ausência de ações governamentais. De acordo com a pesquisa realizada pela FGV, 12,8% dos brasileiros vivem abaixo da linha da pobreza, logo, esse cenário é um grande motivador para que crianças e adolescentes busquem alternativas para complementar a renda familiar. Outrossim, a educação de baixa qualidade nas instituições públicas gera desmotivação dos jovens que abandonam a escola e optam por trabalhos informais.
Além disso, devido ao isolamento social e o atual momento de pandemia, os casos de maus-tratos e violência sexual contra crianças se acentuaram. Conforme o filósofo francês Jean-Paul Sartre, “a violência, seja qual for a maneira como ela se manifesta, é sempre uma derrota”, assim, está derrota pode ser exemplificada com o caso recente do garoto Henry, que foi encontrado morto no apartamento da mãe com diversas lesões pelo corpo, sofridas pelo padrasto.
Portanto, o Poder Estatal junto ao CONANDA deve investir nos serviços de fiscalização e promover campanhas de divulgação que reforcem a importância dos canais de denúncia, além de incentivar os programas educacionais, para que todas as crianças e adolescentes tenham acesso a uma educação de qualidade e se afirme a garantia ao direito integral a infância.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

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Por lavineg23
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#60194
Uma dica é você sempre construir o seu texto ao redor da tese, pelo o que eu entendi a sua tese é: cabe avaliar os fatores deste problema que persiste no país pela falta de ações do poder público. Em seus argumentos você deve falar o porquê de você opinar que a falta de ações do poder público causa a persistência do problema. Outra dica é que quando você quiser citar o que algum pensador disse, não coloque as aspas, você deve escrever uma citação indireta, por exemplo, a frase de Rousseau "O homem é bom por natureza. É sociedade que o corrompe", você poderia colocar: o homem nasce bom, mas a sociedade o corrompe. São frases parecidas e que não precisam de aspa. Uma última observação é na conclusão, sempre procure retomar a sua tese e apresente pelo menos duas medidas de intervenção que resolvam o problema. Desculpa por falar tanto, mas continue treinando que você com certeza vai escrever redações nota 1000!
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Por lireandrade
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#60215
Lavine, muito obrigada. Irei reescrever as redações considerando as suas dicas!!
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