Inicialmente, é essencial pontuar os principais fatores para o crescimento do trabalho infantil no Brasil, que se dá pela pobreza e a educação de baixa qualidade, as quais persistem pela ausência de ações governamentais. De acordo com a pesquisa realizada pela FGV, 12,8% dos brasileiros vivem abaixo da linha da pobreza, logo, esse cenário é um grande motivador para que crianças e adolescentes busquem alternativas para complementar a renda familiar. Outrossim, a educação de baixa qualidade nas instituições públicas gera desmotivação dos jovens que abandonam a escola e optam por trabalhos informais.
Além disso, devido ao isolamento social e o atual momento de pandemia, os casos de maus-tratos e violência sexual contra crianças se acentuaram. Conforme o filósofo francês Jean-Paul Sartre, “a violência, seja qual for a maneira como ela se manifesta, é sempre uma derrota”, assim, está derrota pode ser exemplificada com o caso recente do garoto Henry, que foi encontrado morto no apartamento da mãe com diversas lesões pelo corpo, sofridas pelo padrasto.
Portanto, o Poder Estatal junto ao CONANDA deve investir nos serviços de fiscalização e promover campanhas de divulgação que reforcem a importância dos canais de denúncia, além de incentivar os programas educacionais, para que todas as crianças e adolescentes tenham acesso a uma educação de qualidade e se afirme a garantia ao direito integral a infância.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.