Em primeiro plano, a educação é o fator principal no desenvolvimento de um país. Hodiernamente, a realidade é justamente o oposto e o resultado desse contraste é claramente refletido na Evasão dos alunos. De acordo com INEP, o percentual de abandono dos estudos cresce no ensino médio, cerca de 1,3 milhões de jovens de 15 a 17 anos param de estudar. Entretanto, uma vez que a maioria dos casos se dá ao fato do aluno escolher trabalhar ao invés de estudar, deixando de lado sua educação e aos poucos abandonando a escola.
Faz-se mister, ainda, salientar a falta de infraestrutura nas escolas municipais e estaduais, onde influência na presença de apoio necessário para o desenvolvimento acadêmico do aluno. Além disso, a falta de recursos pedagógicos e a ausência de planejamento para direcionar uma educação de qualidade, torna a escola apenas como um passatempo, tendo em vista, os grandes avanços tecnológicos que tornam mais atraentes aos adolescentes e aos jovens, como: celulares, computadores e a internet. Portanto, a carência de infraestrutura, acaba gerando um desinteresse por parte do aluno.
Em virtude dos fatos mencionados, medidas são necessárias para resolver esse problema. Desse modo, cabe ao Ministério da Educação criar um projeto para ser desenvolvido nas escolas o qual promova o acesso a internet, atividades coletivas a respeito do cotidiano e dos direitos dos alunos, para que a comunidade escolar seja mais acessível e garantir o acesso a educação de qualidade. Assim, a mudança nos valores é fundamental para transpor as barreiras à formação.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 187
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 187
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.