É possível considerar que, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), aponta que cerca de 90% dos jovens brasileiros deixam a escola devido à baixa qualidade de ensino, a má qualificação dos professores e principalmente, a destruturação famíliar. Entretanto, desse modo, a evasão escolar decorre de jovens de todas as classes sociais, que abandona os estudos colocando, assim, seu futuro em risco.
Em síntese, a ausência da modernização no ambiente escolar, aumenta em grande escala o potencial de afastar os estudantes. Nesse contexto, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), aponta que as escolas brasileiras disponibilizam um computador, para em média 40 alunos. Porém, consequentemente, essa evasão vai ocorrer devido à falta de tecnologia, causando, assim, cada dia mais os estudos desinteressantes.
Portanto, faz-se necessário uma intervenção do Governo, e do Ministério da Educação, juntamente com as instituições sociais, buscando métodos para que não ocorra essa evasão. Desse modo, o Ministério da Educação, deve visar o modo de ensino que atenda as necessidades dos alunos. Além disso, os professores devem buscar maneiras mais didáticas de ensino, por exemplo, filmes, músicas, videos facilitando o conhecimento, e assim, fazendo os estudos interessantes e intrigantes para os alunos.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 100
Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.