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Por Tyvd
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Segundo o geografo brasileiro Milton Santos “a desigualdade social se desdobra em desigualdade espacial”. Que de forma análoga à situação do cinema no Brasil, onde temos a concentração de cinemas nas áreas mais nobres das cidades, que em sua maioria está nas regiões Sudeste e Sul. Assim os problemas da democratização estão ligados a falta de interesse do governo em apoiar a cultura, algo que está previsto na Constituição Federal no art.215 (que nos diz a obrigação do Estado permitir, apoiar e garantir o acesso à cultura), outrossim as questões de desigualdades socioeconômicas que o país enfrenta.
Em primeiro lugar, é importante ressaltar que, o acesso ao cinema está distante de 91% dos municípios, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), temos os preços médios do ingresso de R$15,04 em 2019, um valor que na atual situação é inacessível, ainda cabe mencionar os valores do transporte para o deslocamento até essas áreas. Hoje o número de 3169 salas de cinemas para o tamanho da nossa população é pífio, o Brasil apresenta um grande mercado consumidor de filmes no viés populacional, mas que são poucos os que realmente poderão gastar nesse estabelecimento, trazendo, portanto, o desinteresse das empresas em trazer o cinema para o país.
“Cultura é o que fica depois de se esquecer tudo o que foi aprendido”. Essa frase do escritor francês André Malraux, demonstra a importância da cultura na formação do cidadão em sua sociedade, e a falta de ação governamental corrobora para essas desigualdades, ocasionado problemas na educação e na convivência de jovens, podendo assim o cinema ser uma ferramenta de escape. Atualmente o Brasil é um país desigual culturalmente, pela sua questão histórica desde a época de colônia, Portugal traz uma visão etnocêntrica ao país, focando no desprezo das outras etnias originando o sentimento de superioridade, mantendo o elitismo cultual que reina no Brasil. No Oscar tem-se grandes produções como “Cidade de Deus”, “Bacurau” e “Central do Brasil” que concorreram, constatando a forte cultura na sétima arte.
Dessa forma, é necessário que o Ministério da Educação juntamente com a Secretaria da Cultura, busquem apoio de empresas privadas, parcerias com cinemas e verbas governamentais, ademais incentivos fiscais para os cinemas, para a criação de um programa de acesso ao cinema para os jovens, auxiliando a formação dele, contribuindo na melhoria da igualdade cultural. O cinema traz mudanças no olhar crítico do jovem e na sua capacidade de criativa, além de o Estado cumprir o seu dever em garantir a cultura a todos, entrando no início do processo de desitilização.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

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